Ícone do site Criptonizando

Índice de Preços ao Produtor dispara e deve trazer mais inflação

Índice de Preços ao Produtor dispara e deve trazer mais inflação

Dados do IPC muito mais quentes do que o esperado para outubro roubaram os holofotes na quarta-feira, mas houve mais notícias ruins sobre a inflação que receberam menos atenção. O aumento anual do Índice de Preços ao Produtor (PPI) em outubro empatou o recorde de setembro.

O PPI registrou um aumento mensal de 0,6%, com a taxa anual subindo 8,6%. Isso empatou com o aumento recorde dos preços ao produtor no mês passado. Se você anualizar os ganhos de preços ao produtor até agora neste ano, obterá um PPI de 10%. O PPI para commodities  disparou 22,2% ano a ano. Foi um recorde de 48 anos. A última vez que vimos um PPI de commodity mais alto foi em novembro de 1974.

“A mídia tende a se concentrar nos preços ao consumidor, mas, como Peter Schiff apontou em seu podcast, as empresas precisam, em última instância, recuperar o custo de produção. Os consumidores devem se preocupar com os preços que os produtores pagam. Mas geralmente não começam a se preocupar até que os custos mais altos sejam repassados ​​a eles na forma de preços mais altos. ”

Se você olhar os números do PPI para o ano, não há nada que sugira que o que estamos vivenciando seja transitório. A ideia de que a inflação é transitória é simplesmente uma ilusão, na melhor das hipóteses, por parte do Fed. Claro, se você olhar para isso com mais suspeita, dirá que é apenas uma mentira absoluta.

Significativamente, os números do PPI são maiores do que os números que estamos obtendo no IPC.

“Há claramente uma grande diferença entre os preços que os produtores estão pagando e os preços que os consumidores estão pagando. Se alguma coisa é transitória, é essa lacuna. Acredito que os produtores vão tentar recuperar o que perderam em 2021 em 2022. Mas não é que os preços vão parar de subir em 2022. Eles vão continuar subindo. É que os produtores estarão mais propensos a não apenas repassar toda a extensão desses aumentos de preços, mas também a recuperar os aumentos de preços que deveriam ter imposto em 2021, mas contidos porque esperavam que o que estavam testemunhando fosse transitório.”

Peter disse que muitas empresas estavam relutantes em aumentar os preços inicialmente. Eles não queriam ter que revertê-los mais tarde. Também havia o medo de que seus concorrentes não igualassem os aumentos de preços. A estratégia era comer os aumentos de preços por alguns meses – enfrentar a tempestade inflacionária transitória e depois seguir em frente.

“Uma vez que todos os produtores no mercado entendam que esses aumentos de preços não são transitórios – na verdade, não só eles não são transitórios, eles vão continuar, o que significa que não teremos alívio de aumentos anteriores. Os preços que subiram em 2021 não vão cair em 2022. Na verdade, vão subir ainda mais. Pois é, agora todas essas empresas não têm mais motivos para não repassar esses custos ”.

Na verdade, já estamos vendo muitas empresas aumentando os preços. De acordo com uma pesquisa feita em novembro com 560 empresas pela Vistage Worldwide, 60% dos proprietários de pequenas empresas aumentaram os preços nos últimos 90 dias. Há também pressão de alta sobre os preços dos salários, à medida que a demanda dos trabalhadores aumenta para acompanhar o aumento dos preços ao consumidor.

“As pessoas freqüentemente afirmam que os preços estão subindo porque os custos estão subindo. Mas os custos são preços. Então, na verdade, eles estão dizendo que os preços estão subindo porque os preços estão subindo. Isso não faz nenhum sentido e obscurece a verdadeira fonte da inflação – a impressão de dinheiro do Fed.”

Leia mais: Os governos estão encurralados em um espiral de dívidas e inflação

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile