Ícone do site Criptonizando

Inflação ficará muito pior, alerta economista

Peter Schiff - inflação

O economista e defensor do ouro Peter Schiff explicou por que a inflação está prestes a piorar muito nos EUA e consequentemente no mundo em entrevistas nesta semana. 

Comentando sobre as recentes falências de bancos, ele disse à Fox Business:

“É por causa do governo que o Silicon Valley Bank estava na posição em que estava. A razão pela qual possuía tantos títulos do Tesouro dos EUA de baixo rendimento e títulos lastreados em hipotecas era porque o Fed manteve as taxas de juros em zero por tanto tempo.”

O economista acrescentou que os reguladores bancários “empurraram os bancos” para esses investimentos de risco “porque eles lhes dão um tratamento contábil favorável”. 

“A economia é literalmente um castelo de cartas. Está implodindo. Mas a inflação vai piorar muito porque o Fed já voltou à flexibilização quantitativa [QE], quer eles admitam ou não.”

Após as falências do Silicon Valley Bank e do Signature Bank – a segunda e terceira maiores falências bancárias nos EUA – o governo e o Federal Reserve intervieram e forneceram fundos para garantir todos os depósitos dos dois bancos.

Schiff alertou que não importa o que o governo Biden e outros digam, os americanos vão pagar pelos resgates bancários. 

“A maneira como eles estão salvando todos os bancos é imprimindo dinheiro novo e adicionando-o à economia e assumindo hipotecas e dívidas do governo em seu balanço já inchado”, descreveu.

“Então, o balanço do Fed vai subir. A oferta monetária vai aumentar. E isso significa que os preços ao consumidor vão subir muito.”

“Isso vai custar muito dinheiro aos americanos, não porque seus impostos vão aumentar, mas porque o Federal Reserve está financiando esse resgate maciço criando ainda mais inflação. Então, os americanos vão pagar isso no supermercado, no posto de gasolina”, enfatizou o economista.

“O custo de vida deles vai subir muito. Se você pensou que a inflação estava ruim no ano passado, está prestes a piorar muito.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile