Inflação na zona do euro se mantém estável

Inflação na zona do euro se mantém estável

A inflação na zona do euro permaneceu estável em maio, segundo dados divulgados pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O índice de preços ao consumidor (CPI) anual subjacente, que exclui itens voláteis como energia e alimentos não processados, manteve-se em 2,9%, em linha com as expectativas do mercado. O CPI geral anual também ficou estável em 2,6%.

Com um olhar mais aprofundado nos dados, vemos que a inflação variou entre os países da União Europeia. Letônia, Finlândia e Itália, por exemplo, registraram as menores taxas anuais, enquanto Romênia, Bélgica e Croácia tiveram as maiores.

Em comparação com abril, a inflação diminuiu em onze países, permaneceu estável em dois e aumentou em quatorze.

Os serviços foram os principais responsáveis pelo aumento dos preços na zona do euro, com uma contribuição de 1,83 pontos percentuais para a inflação anual. Em seguida, vieram alimentos, álcool e tabaco (0,51 pp), bens industriais não energéticos (0,18 pp) e energia (0,04 pp).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

CEO da Uphold diz que apenas um grupo de altcoins está acabando com o mercado de criptomoedas
icon setembro 5, 2024

CEO da Uphold diz que apenas um grupo de altcoins está acabando com o mercado de criptomoedas

Escrito por Sabrina Coin
Tether (USDT)
icon setembro 7, 2024

DWF Labs apresenta stablecoin sintética apoiada por Bitcoin e Ether

Escrito por João Victor
icon setembro 6, 2024

Este novo protocolo GameFi pode gerar mais receita que Solana e XRP

Escrito por João Victor