O influenciador argentino Javier Ferrer perdeu o equivalente a R$ 1,2 milhão em Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) devido a um suposto golpe aplicado por um de seus alunos.
O aluno de Javier teria incentivado o influenciador a entrar no mercado de criptomoedas. Após isso, ele vendeu para Javier uma carteira de hardware Trezor, que foi utilizada para armazenar 2 bitcoins e 44 ethers.
No entanto, Javier teve os fundos drenados da carteira. Ele alega que o seu aluno anotou previamente as 12 palavras de recuperação dos endereços, o que fez com que ele tivesse acesso às moedas.
Um perfil de Javier nas redes sociais afirmou:
“[Ele] o incentivou a investir, comprando uma carteira de criptomoedas de hardware da marca Trezor onde as criptomoedas adquiridas ficaram armazenadas”.
“O detido supostamente guardou uma cópia dessa chave privada, apesar de Ferrer ter essa carteira fisicamente.”
A polícia então prendeu Adrián B. após uma investigação da UFEIC (Unidad Fiscal Especializada en Investigaciones Criminales da Argentina).
Foram encontradas outras carteiras de hardware e equipamentos eletrônicos. No entanto, as criptomoedas do influenciador não foram localizadas.
Ainda não está claro se o aluno de Javier realmente o lesou, ou se a perda das moedas foi provocada por outros motivos. Caberá às autoridades argentinas averiguar os fatos.