Ícone do site Criptonizando

Investidor perde 4 bitcoins na Lightning Network devido a bug

Hugo Ramos, investidor português, influenciador bitcoiner e apresentador do FYouMoney Podcast, perdeu 4 bitcoins devido a um bug presente em um plugin da Lightning Network (LN), rede de segunda camada do Bitcoin.

Notavelmente, estas eram praticamente todas as economias de Hugo, que ainda utilizava o seu relevante nó LN para lucrar roteando transações. O bitcoiner, que possui uma base de seguidores no Brasil, contou em um texto detalhado no Staker News como ocorreu a exploração, que resultou na perda dos fundos: 

“Agora o sonho está desfeito e possivelmente acabado. A maior parte do Bitcoin acabou e nem sei como poderei continuar a viver aqui e ajudar El Salvador a se tornar o sonho que todos desejam que seja. 

Nossa única renda são alguns dólares/mês do YouTube, taxas Lightning do nó hackeado e alguns milhares de sats/dia da mineração de Bitcoin. Vivíamos principalmente humildemente com nosso próprio Bitcoin, esperando o próximo halving para começar a construir este projeto.“

Hugo Ramos se mudou para El Salvador com sua esposa e pretendia fundar a Máxima, uma comunidade ou mesmo cidade bitcoiner.

O que aconteceu?

Segundo as investigações feitas por Hugo, a falha ocorreu devido a um bug no pluguin LNBank instalado em seu nó. Conforme relatado, talvez seja possível identificar os culpados através do cruzamento de dados, especialmente pois os fundos parecem ter sido direcionados para o nó da carteira Bitlifi, que é gerenciada pela bolsa regulamentada Anycoin.

No entanto, Hugo relata problemas de comunicação com a exchange, e está coletando dados para abrir um processo e identificar o responsável pela exploração.

“Como escrevi para Anycoin no meu último e-mail, estou preparando um caso para entregar às autoridades da República Tcheca e também da Romênia e da Moldávia porque os IPs associados a este ataque são de provedores de serviços de Internet nesses países.”

“Se KYC não é para evitar casos como este ou punir criminosos, então para que serve?”, questionou o português.

O desfecho do caso é ainda incerto. Até o momento, a carteira de doação publicada pelo bitcoiner recebeu cerca de 0,21 bitcoins de 10 transações diferentes.

Os problemas da Lightning Network

A Lightning Network é uma rede de segunda camada que foi apresentada nos últimos anos como a principal solução de escalonamento do Bitcoin. No entanto, a rede tem se mostrado como uma solução não tão confiável, segura ou eficiente para promover pagamentos globais sem fricção.

Um dos grandes problemas do protocolo é a necessidade de manter as chaves privadas online em todo o momento de execução de um nó. Por conta deste fator, um bug na rede, no nó ou em algum software associado ao nó pode resultar na perda dos fundos.

Além disso, a LN não pode de fato escalar o Bitcoin, visto que depende diretamente de transações na rede principal para abrir e fechar canais de transação. Demoraria literalmente várias décadas para que cada ser humano pudesse realizar uma única transação na camada de custódia.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile