Ícone do site Criptonizando

Investidor processa exchange após perder 100 bitcoins em golpe envolvendo operadora de celular

bitcoin fraude bittrex chip celular exchange roubo

Um cliente que foi hackeado e teve 100 bitcoins roubados de sua conta está processando uma das maiores plataformas globais de criptomoedas, a exchange Bittrex.

O roubo que aconteceu em abril deste ano foi possível graças a uma fraude conhecida como SIM Swap, onde o criminoso transfere a linha do chip telefônico de um usuário para um chip em branco.

Através do golpe, os criminosos conseguiram acesso à conta de Gregg Bennett e levaram cerca de R$ 3,8 milhões em BTC do investidor de Seattle, nos Estados Unidos.

Na ação, Bennett acusa a Bittrex de violar seus protocolos de segurança que a exchange publicou para conhecimento e proteção dos usuários.

Segundo o cliente da empresa, os hackers usaram um endereço de IP da Flórida que deveria ter avisado a plataforma de uma provável violação da conta, no entanto, isso não aconteceu.

A exchange possui um limite de saque de 100 BTC em 24 horas, que foi o valor roubado pelos criminosos.

Posteriormente, eles liquidaram parte dos BTCs roubados a preços muito abaixo do valor de mercado.

De acordo com os advogados de Bennett, a exchange deveria ter parado os saques da sua conta por pelo menos um dia quando a senha foi alterada.

Bill Shihara, CEO da corretora, afirmou que a empresa adotou medidas de segurança em sua plataforma, como e-mail e autenticação de dois fatores, mas apontou que o e-mail do cliente também pode ser hackeado.

“Acho que esse é um problema que exige muitas soluções e muitas camadas de segurança. E, infelizmente, um dos mantras que usamos e geralmente publicamos artigos é que, em última análise, você não pode confiar no seu telefone”, disse.

O chip fraudado é da empresa norte-americana AT&T, considerada a maior companhia telefônica e maior operadora de televisão a cabo do mundo.

Para o investidor, a fraude no chip pode ter sido facilitada por pessoas de dentro da empresa. Contudo, ele ainda não abriu um processo contra a mesma.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile