Ícone do site Criptonizando

Famoso investidor que chamou Bitcoin de ‘fraude’ muda de opinião e afirma que a moeda está ‘viva e bem’

mark mobius bitcoin btc criptografia

Imagem: Bloomberg

Não é novidade para ninguém que o Bitcoin (BTC) possui uma legião de entusiastas, assim como muitos críticos também.

Mas, aos poucos, a opinião das pessoas sobre a criptomoeda parece mudar. Agora foi a vez de Mark Mobius, investidor e especialista em mercados emergentes mundialmente famoso.

Mobius, que uma vez chamou o BTC de fraude, parece ter trocado de lado após declarar em entrevista para o Bloomberg na quarta-feira (15), que a moeda está “viva e bem”.

“Com certeza há um desejo entre as pessoas ao redor do mundo de transferir dinheiro de forma fácil e confidencial”, afirmou o investidor.

“É isso que suporta o Bitcoin e outras criptomoedas. Por isso, acredito que o BTC vai continuar vivo e bem.”

No entanto, ele continuou dizendo que não possui Bitcoin e que “no fim, você não pode rastrear um grupo individual ou uma organização que irá acompanhar o que está acontecendo”.

Essa afirmação gera dúvidas a respeito de quanto Mobius realmente entende do funcionamento do Bitcoin, já que as transações da moeda são totalmente transparentes e rastreáveis na blockchain.

De qualquer maneira, Mark Mobius não é o único crítico a mudar de opinião sobre o Bitcoin.

Jamie Dimon, chefe do banco JP Morgan, chamou a moeda de “fraude”, mas se arrependeu um tempo depois.

Seu banco até adotou a tecnologia blockchain e lançou sua própria criptomoeda, a JPM Coin.

“Bitcoin é uma fraude”

No ano passado, o investidor de 81 anos e fundador da Mobius Capital Partners, chamou o BTC de fraude e comparou o movimento de adoção às criptomoedas a uma religião.

“Eu realmente acho que bitcoin é uma fraude”, disse.

“A primeira coisa que faço é perguntar às pessoas: você pode me explicar? Quem está executando isso? Quem está controlando isso? E ninguém consegue me responder”, concluiu.

Em entrevista para a Reuters em 2017, Mobius afirmou que o Bitcoin só era útil para “atividades ilícitas” e que a China estava certa em reprimir as criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile