Os players institucionais têm focado em Ethereum (ETH) e outros tokens financeiros descentralizados (DeFi) nos últimos meses, de acordo com um relatório trimestral publicado pela corretora de criptomoedas Genesis Global Trading.
“As tendências na atividade da Genesis e no mercado mais amplo confirmam a mudança do papel do Bitcoin como o ativo de entrada da indústria e destacam o protagonismo emergente da Ethereum e das finanças descentralizadas”, observou Matt Ballensweig, chefe de empréstimos institucionais da Genesis, no relatório.
“Uma tonelada de ideias incríveis no @GenesisTrading sobre a mecânica de oferta / demanda nos mercados de empréstimos, temas e tendências de derivados de criptomoedas, juntamente com uma série de outros tópicos. […] Relatório de mercados do segundo trimestre. “
O relatório apontou que o domínio do Bitcoin na capitalização total do mercado de criptomoedas encolheu de 70% no final de 2020 para menos de 45% no final do segundo trimestre de 2021. Até o momento, o domínio do Bitcoin está em 43,6%, de acordo com a CoinGecko.
Simultaneamente, os preços da ETH e de alguns tokens DeFi importantes mais do que dobraram no mesmo período, observou a Genesis. Por exemplo, a empresa viu um rápido crescimento nos volumes de negociação de tais ativos digitais da Uniswap, SushiSwap e Aave, bem como tokens nativos de concorrentes da Ethereum, incluindo Solana e Binance Smart Chain.
Esse interesse institucional e o rápido crescimento no DeFi também impulsionou a Genesis Custody a adicionar suporte para AAVE, COMP, DAI e UNI no segundo trimestre. Notavelmente, a participação do Bitcoin nos volumes de negociação à vista na Genesis diminuiu de 80% para 47%, enquanto a da Ethereum aumentou para cerca de 25%.
“O envolvimento crescente de instituições financeiras legadas em mercados de criptomoedas está tornando impossível ignorá-lo”, acrescentou o CEO da Genesis, Michael Moro. “A indústria continuará a amadurecer à medida que vemos uma maior adoção de criptoativos e diversificação dentro do espaço.”
Vale destacar que o Bitcoin tende a perder espaço para altcoins em meio a altas expressivas do mercado, como ocorreu em 2017 e este ano. Contudo, as quedas subsequentes do mercado de baixa tendem a ser muito mais acentuadas para as altcoins.
Leia mais: Bitcoin SV, criado por falso Satoshi Nakamoto, sofre ataque de 51%