Ícone do site Criptonizando

Irã interrompe temporariamente a mineração de bitcoin

O Irã é um país onde a média da temperatura durante o ano se mantém acima de 30ºC. Contudo, entre novembro e fevereiro essa média cai muito. Muitos negócios são impactados com a queda da temperatura e a mineração de bitcoin local é uma delas. 

Durante os meses frios, há uma escassez de eletricidade no Irã. Só para exemplificar, o inverno no país faz com que as temperaturas variem entre 8°C e 0°C na capital, Teerã. É essa variação tão grande que causa os apagões. 

Sendo assim, o Ministério de Energia iraniano ordenou que os mineradores locais autorizados de criptomoedas suspendam temporariamente suas atividades. Afinal, máquinas de mineração gastam muita energia para funcionar. 

É importante apontar que o Irã conseguiu se consolidar como um dos principais locais de mineração do bitcoin. O país conta com cerca de 4% do poder de hash do ativo digital. 

De acordo com Mostafa Rajabi Mashhadi, Presidente da Iran’s Grid Management Company, a mudança é necessária, pois a temperatura do ar começará a diminuir a partir desta semana. Como resultado, haverá  um aumento no consumo de eletricidade que interromperia a rede de energia do país.

Apesar de as criptomoedas estarem em foco, elas não são o único alvo do Ministério da Energia. O governo iraniano também quer reduzir a utilização de combustíveis líquidos nas usinas.

A expectativa para esse período crítico é grande. Em lugares com baixo índices de violência, até mesmo a energia de postes está sendo cortada à noite.

Estamos passando por um Déjà vu?

Na verdade, não. O mercado de criptomoedas já ouviu falar sobre o Irã proibir a mineração do bitcoin. A medida foi tomada entre maio e setembro deste ano (2021). Embora a estação tenha sido diferente, o banimento foi o mesmo. 

Segundo o governo do país no Médio Oriente, na época, sua rede  elétrica não conseguiria sustentar a corrida nos dias mais quentes do ano. Isso fez com que a mineração de criptomoedas voltasse apenas em 22 de setembro. 

Durante o período de proibição, as autoridades confiscaram cerca de 7.000 máquinas de mineração encontradas em uma fábrica abandonada em Teerã. 

LEIA MAIS: Mike Novogratz: Terra (LUNA) e Solana são melhores que o Litecoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile