Ícone do site Criptonizando

Israel apreende doações de bitcoin feitas ao grupo Hamas

O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, ordenou a apreensão de fundos de criptomoedas levantados pelo movimento islâmico palestino Hamas. O departamento começou a assumir o controle das carteiras digitais usadas pelo grupo terrorista para coletar doações.

As criptomoedas estavam sendo administradas a partir da Faixa de Gaza, que está sob o controle do Hamas. As carteiras foram utilizadas pela organização palestina em seus esforços para arrecadar dinheiro de fontes estrangeiras após o conflito de 11 dias com Israel em maio.

De acordo com uma postagem da empresa forense de blockchain Chainalysis, a investigação se concentrou principalmente na análise de inteligência de código aberto, como postagens de mídia social e dados de blockchain. 

A análise revelou o movimento dos fundos para exchanges. A Chainalysis publicou um gráfico que mostra as transações de bitcoin realizadas por endereços listados pelo NBCTF, muitos dos quais foram atribuídos a indivíduos envolvidos em campanhas de doação.

“Os hexágonos laranja representam endereços de depósito hospedados por uma grande e principal bolsa de criptomoedas e controlada por indivíduos nomeados no anúncio do NBCTF”, detalhou a empresa.

De acordo com o relatório, dois endereços mencionados no anúncio receberam fundos de endereços associados ao escritório Idlib da Bitcoin Transfer, uma bolsa de criptomoeda síria ligada a casos de financiamento do terrorismo. 

Além do BTC, o ministério interceptou pagamentos em ETH, XRP, USDT e DOGE, afirma o Times of Israel. O dinheiro foi apreendido de acordo com a Lei Antiterrorismo de Israel de 2016.

“As ferramentas de inteligência, tecnológicas e jurídicas que nos permitem colocar as mãos no dinheiro dos terroristas em todo o mundo constituem um avanço operacional. “ – Afirmou o ministro de Israel, Benny Gantz.

Leia mais: Lei Bitcoin de El Salvador viola 27 acordos financeiros do G7, afirma economista

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile