Ícone do site Criptonizando

Itaú planeja criar corretora de Bitcoin (BTC)

Uma corretora de Bitcoin (BTC) está nos planos do Itaú. Apesar desse flerte com a criptomoeda não ser algo novo, o banco confirmou essa informação na quinta-feira passada (14).

Porém, essa confirmação demonstra que um dos maiores bancos privados do Brasil quer abraçar a tecnologia dos criptoativos. Com isso, a análise da moeda digital pelo banco chamou a atenção pelo mundo, sendo pauta de um tweet do Bitcoin Archive.

Esse movimento de abertura de uma corretora de bitcoin, por parte do Itaú, já era um movimento esperado pelo setor. Pois, Itaú e outros bancos são acusados de concorrência desleal por empresas do setor cripto, o que gerou um processo que está em curso no Cade.

Isso se deve ao Itaú possuir em seu portfólio de investimentos vários produtos relacionados ao universo cripto. Entre eles estão: fundos de investimentos e parcerias em ETFs e outros com a B3 e a empresa Hashdex.

Comprando bitcoin no banco Itaú

A confirmação dos planos para o lançamento de uma corretora de bitcoin ocorreu em um evento realizado no dia 14. A informação foi divulgada pela Reuters, e foi comunicada pelos executivos do banco Itaú.

Mesmo com essa confirmação, a notícia dos planos do Itaú já circula desde abril de 2022. No entanto, a venda de criptomoedas pela instituição financeira ainda está em fase de estudos, então nenhuma data de lançamento da operação está definida até o momento.

O evento da semana passada também apresentou uma nova área do Itaú no setor de criptomoedas, demonstrando que a tecnologia financeira segue crescendo em um dos maiores bancos privados do Brasil.

Esse pronunciamento do banco despertou o interesse do Bitcoin Archive, perfil do Twitter com mais de 1 milhão de seguidores. Consta no tweet que essa ação do Itaú colocaria o bitcoin à disposição de 55 milhões de clientes e mais de 28 mil caixas eletrônicos em território brasileiro.

💥”URGENTE: O maior credor privado do Brasil, o Itaú Unibanco, está procurando oferecer serviços de #Bitcoin e criptomoedas.

Possui 28.000 caixas eletrônicos e 55 milhões de clientes em todo o mundo.

Disponibilizar bitcoin para venda já é um movimento realizado por algumas empresas financeiras, tais como: Nubank, Pic Pay e Mercado Livre. Todas essas empresas possuem parceria com a Paxos, empresa regulada nos EUA.

No entanto, grandes empresas como o Itaú e outros bancos privados ainda estão fora desse mercado. Mas isso não significa que não estejam interessadas, pois o setor cripto gira bilhões, o que ajuda a fomentar a entrada de outros bancos.

Corretora Avenue pode ser parte da estratégia

Recentemente o Itaú comunicou a compra de 35% da corretora Avenue, porém conta com a aquisição de 50,1% nos próximos anos.

Esse movimento gerou a especulação que o banco possui interesse, não somente no mercado de investimentos americano, mas também no de criptomoedas.

A Avenue foi criada e cresceu sobre a base de clientes brasileiros que procuram investir nas bolsas americanas Nasdaq e Dow Jones. No entanto, a corretora também possui operações com criptomoedas em seu portfólio.

A aquisição da corretora gera uma diminuição de custos para o Itaú, pois essa compra já traz a expertise da negociação de bitcoin junto. Porém, esses movimentos não passam de especulação, pois nada foi confirmado por nenhuma parte.

Com a compra da maioria da Avenue, não está claro se o banco irá manter as operações de criptomoedas e se planeja expandir seus serviços no setor com essa marca.

LEIA MAIS: Binance fará manutenção com bloqueio para 64 criptomoedas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile