Janet Yellen: Os Estados Unidos são os culpados pela morte do dólar

Em depoimento diante do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que a política de sanções norte-americanas pode estar minando a hegemonia do dólar no cenário global.

Yellen expressou preocupação com o movimento de “desdolarização”, impulsionado por países que buscam se proteger das sanções impostas pelos EUA. Nações como Rússia, China e Hungria já acusaram abertamente o país de “terrorismo econômico” e estão buscando alternativas ao dólar em suas transações internacionais.

Enquanto isso, o Goldman Sachs divulgou um relatório prevendo que, até 2075, Índia e China ultrapassarão os Estados Unidos, tornando-se as duas maiores economias do mundo, com a América relegada a um distante terceiro lugar.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu