Jonas Jaimovick, dono da JJ Invest, empresa acusada de pirâmide financeira, deu uma entrevista recentemente onde afirmou que não tirou dinheiro algum de seus clientes. O engenheiro de computação argumentou que o que realmente aconteceu foi um esquecimento, da parte dele, de devolver o dinheiro.
Vale destacar que mais de 3 mil pessoas confiaram na JJ Invest, afinal, a promessa de lucro estava acima dos 7% ao mês.
“Nunca vendi sonhos, mas também nunca disse que havia chances de perder tudo. Não tirei dinheiro dos clientes, só deixei de devolver”, falou Jaimovick durante a entrevista.
Por conta de sua atitude com a JJ Invest, Jonas Jaimovick foi condenado pela Justiça Federal a três anos de reclusão. Entretanto, o engenheiro está solto no momento, após passar seis meses no Conjunto Penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro.
Inclusive, durante a entrevista, Jaimovick informou como todo o golpe era bolado:
“O esquema era baseado em informes fictícios que eu enviava diariamente a meus clientes pelo WhatsApp”. Ele ainda completou informando que o lucro de 7 a 12% não passava de uma falsidade e que, muitas vezes, o prejuízo era de até 4%.
Neymar e Zico caíram no golpe da JJ Invest
Não foram apenas os pequenos investidores que acreditaram em toda essa farsa. Alguns famosos também tiveram seus olhos brilhando pela promessa de alto lucro e confiaram na empresa. Inclusive, Neymar e Zico chegaram a fazer publicidade para a JJ Invest.
Contudo, Jaimovick informou que o maior e melhor “garoto propaganda” acabou sendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que em 2017 divulgou um stop order contra a empresa, relatando que a mesma não tinha autorização para atuação em território brasileiro.
Na ocasião, diversos investidores passaram a desconfiar das atividades da empresa, que realmente eram ilegais. Estas, portanto, solicitaram o saque do valor honrado pelo empresário.
“Eles receberam tudo, e isso se converteu em propaganda”, comentou o dono.
Vítimas em todo o país
Ao todo, estima-se que cerca de 3 mil pessoas tiveram prejuízos com o suposto lucro fácil com investimentos em criptomoedas. De acordo com informações, algumas pessoas chegaram a perder R$1 milhão com o negócio da pirâmide financeira.
O líder da JJ Invest foi preso em 9 de novembro de 2020 e os investidores continuam sem receber até o momento. Entretanto, em defesa, o advogado de Jaimovick nega qualquer fraude por parte da financeira. Além disso, afirma que foram feitos grandes investimentos, por isso, aqueles que depositaram seu dinheiro não devem receber o valor “a curto prazo”.
LEIA MAIS: CEO da Binance rebate tweets de Elon Musk e afirma “nada bom e nada engraçado”