John Deaton: Uma CBDC nos Estados Unidos poderia banir o uso do Bitcoin

John Deaton: Uma CBDC nos Estados Unidos poderia banir o uso do Bitcoin

O advogado cripto e candidato ao Senado dos Estados Unidos, John Deaton, destacou mais uma vez sua oposição às moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs) durante uma entrevista concedida ao canal Generation Infinity, onde compartilhou suas preocupações sobre a possível implementação de uma CBDC emitida pelo Federal Reserve.

Deaton argumentou que a criação de uma moeda digital pelo governo poderia resultar na substituição do dinheiro em espécie e permitir que as autoridades monitorassem e, potencialmente, restringissem a forma como os cidadãos gastam seu dinheiro.

“Se uma CBDC for utilizada para facilitar a interação com o sistema bancário, isso é uma coisa. Mas uma moeda digital voltada para o consumidor, emitida pelo Federal Reserve? Isso é uma questão pela qual eu lutarei com veemência”, afirmou.

Além disso, o advogado criticou a senadora Elizabeth Warren, que apoia a implementação de uma CBDC, argumentando que sua proposta poderia, na prática, banir o uso do Bitcoin.

“A introdução desse projeto de lei pela senadora Warren representa uma proibição de fato do Bitcoin e da autoconservação de criptoativos nos Estados Unidos”.

Poder político e regulamentação

Durante a conversa, Deaton também destacou a importância da responsabilidade governamental, defendendo limites de mandato para senadores e representantes.

Segundo o político, a permanência por longos períodos no cargo pode dificultar a renovação de ideias e a responsabilidade no governo.

“Não faz sentido que alguém possa ser presidente da SEC numa sexta-feira e, na segunda, ser consultor da Apollo Group. Deveria haver uma lacuna estatutária de três a cinco anos entre o fim da função de regulador e a entrada em uma posição na indústria”, comentou.

Outro ponto abordado por Deaton foi a necessidade de uma regulamentação clara para o mercado de criptomoedas. Ele ressaltou a abordagem da SEC, enfatizando que a clareza na regulamentação poderia incentivar mais inovações.

“Desde o início do meu processo contra a SEC, o que pedi foi que dissessem claramente que o XRP não é um ativo de segurança. Isso é tudo o que é necessário; basta seguir a legislação que tem 75 anos”.

Deaton finalizou sua fala declarando que a falta de clareza regulatória tem levado diversos empreendedores a evitar o mercado norte-americano. Muitos inovadores decidiram não incluir os EUA em seus planos de expansão nos últimos cinco anos, o que, segundo ele, representa uma oportunidade perdida para o país no setor de tecnologia financeira.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

metamask é seguro
icon setembro 27, 2024

O app MetaMask é seguro e confiável?

Escrito por Airi Chaves
Tether (USDT)
icon setembro 28, 2024

Fundador do Tornado Cash vai vai para julgamento

Escrito por João Victor
Empresário de criptomoedas é acusado de extorsão com apoio de policiais de Los Angeles, diz FBI
icon setembro 27, 2024

Empresário de criptomoedas é acusado de extorsão com apoio de policiais de Los Angeles, diz FBI

Escrito por Sabrina Coin