Ícone do site Criptonizando

JPMorgan fecha contas de fundador da Uniswap

Hayden Adams,  fundador da Uniswap, a maior DEX (Exchange Descentralizada) do mundo, afirmou em seu Twitter que o banco americano JPMorgan Chase havia fechado as suas contas bancárias “sem aviso ou explicações”.

“Esta semana @jpmorgan @Chase fechou minhas contas bancárias sem aviso ou explicação. Conheço muitos indivíduos e empresas que foram igualmente visados simplesmente por trabalhar na indústria de criptomoedas. Obrigado por torná-lo pessoal”.

Brian Quintenz, ex-comissário da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), respondeu o tweet de Adams sobre o que provavelmente deve ter ocorrido com as suas contas e o motivo dele não ter recebido nenhuma resposta. 

“Provavelmente um desbancamento paralelo de criptomoedas pelos examinadores bancários do @federalreserve ou do @USOCC [Office of the Comptroller of the Currency], com orientação do topo. “

Quintenz acrescentou que “se o examinador disser a um banco que um determinado cliente é muito arriscado e o banco encerrou esse relacionamento, o banco é impedido contratualmente de dizer a esse cliente o motivo”.

Ele citou um artigo do Wall Street Journal de 20 de novembro da senadora pró-cripto Cynthia Lummis para enfatizar o ponto. Nele, Lummis alegou que os novos chefes do Federal Reserve estavam propositalmente retendo a inovação fintech e cripto, especialmente em seu estado de Wyoming, onde as instituições depositárias de propósito específico (SPDIs) receberam anteriormente uma luz verde para operar bancos de criptomoedas regulamentados.

Houve várias respostas à reclamação de Hayden, muitas das quais afirmaram que também foram bloqueadas por bancos ou tiveram contas fechadas para transações com criptomoedas.

O suporte do JPM também respondeu ao tweet, pedindo ao fundador da Uniswap que usasse seu sistema de mensagens de suporte para esclarecer a “experiência menos que ideal” que ele teve com o banco.

O candidato democrata ao Congresso, Matt West, comentou:

“Absolutamente louco. Isso é parte do motivo pelo qual precisamos de uma estrutura regulatória clara nos EUA sobre criptomoedas e bancos.”

Não são apenas os bancos dos EUA que estão atacando os investidores em criptomoedas. No ano passado, um investidor australiano processou a Westpac e o banco ANZ por fechar suas contas, resultando na perda de fundos na época.

Aqui no Brasil casos semelhantes ocorreram, como instituições bancárias do sistema financeiro tradicional fechando contas sem explicação de indivíduos que trabalham no mercado de criptomoedas.

Leia mais: El Salvador compra mais 410 bitcoins na queda

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile