Kanye West, o controverso artista americano, concordou em comprar a plataforma de mídia social Parler, de acordo com a própria organização.
“A Parlement Technologies tem o prazer de anunciar que celebrou um acordo em princípio para Ye [Kenye West], anteriormente conhecido como Kanye West, adquirir a plataforma Parler. A aquisição garante à Parler um papel futuro na criação de um ecossistema que não pode ser cancelado, onde todas as vozes são bem-vindas.”
Conhecedor do Bitcoin e das criptomoedas, Kanye elogiou a tecnologia durante uma aparição em outubro de 2020 no The Joe Rogan Experience.
O rapper afirmou:
“Os caras do bitcoin têm uma perspectiva sobre qual será a verdadeira libertação da América e da humanidade”.
Mais recentemente, uma foto do artista usando um boné escrito “Satoshi Nakamoto” (nome anônimo criador do Bitcoin) circulou nas redes sociais.
“Ye West (Kanye) usando um boné de Satoshi Nakamoto após ser expulso de sua conta bancária pelo JPMorgan. #Bitcoin”
A decisão de comprar Parler ocorre após as contas do Twitter e Instagram de West serem suspensas pelo que as plataformas chamaram de “comentários antissemitas” no início deste mês – algo com o qual ele não terá que se preocupar com sua própria plataforma.
De acordo com Parler, espera-se que o acordo seja concluído durante o quarto trimestre de 2022. A compra fornecerá suporte técnico contínuo da empresa controladora da Parler, a Parlement Technologies.
Lançado em setembro de 2018, o Parler há muito se apresenta como uma alternativa de liberdade de expressão ao Twitter.
Após o motim no Capitólio dos EUA de 6 de janeiro, Parler foi removido das lojas Google Play e Apple App. O Parler também foi removido da Amazon Web Services (AWS) pelo que a gigante da tecnologia chamou de falta de policiamento de conteúdo questionável e violento.
A Parler retomou o serviço em 15 de fevereiro de 2021, com filtros de conteúdo adicionados. O aplicativo retornou à Apple App Store em 17 de maio de 2021 e ao Google Play em 2 de setembro de 2022.
A Parler teve 1,3 milhão de visitantes em seu site em agosto, de acordo com o site de análise SimilarWeb. Em contraste, houve 9 milhões de visitantes mensais no Truth Social de Trump, 6,8 bilhões no Twitter e 18,2 bilhões no Facebook.
Em março, a Parler lançou seu mercado NFT DeepRedSky. O primeiro lançamento contou com uma linha de arte digital, “CryptoTRUMP Club”, com a imagem de Trump. Coleções posteriores incluem Babylon Bee, Brandon Tatum e a coleção POTUS TRUMP NFT liderada pela ex-primeira-dama Melania Trump.
A Parlement Technologies está otimista com a perspectiva de propriedade de West.
“Este acordo mudará o mundo e mudará a maneira como o mundo pensa sobre a liberdade de expressão”, disse George Farmer, CEO da Parlement Technologies.
“Mais uma vez, Ye prova que está um passo à frente da narrativa da mídia legada”, continuou Farmer.
“O Parler ficará honrado em ajudá-lo a alcançar seus objetivos.”