Fitajaf, um desenvolvedor anônimo e criador do protocolo social Nostr, baseado na Lightning Network, afirmou que a rede de segunda camada do Bitcoin é uma fraude. Curiosamente, Fiatjaf é brasileiro e é considerado um dos maiores desenvolvedores da LN do mundo.
Uma captura de tela da fala do programador foi disponibilizada pelo desenvolvedor Nikita Zhavoronkov no X (Twitter):
Fiatjaf afirmou:
“Lightning é um scam [golpe, fraude]”.
Ao ser questionado o motivo da sua fala, o desenvolvedor afirmou:
“Isso está roubando o tempo, a energia e o dinheiro dos bitcoiners por 6 anos.”
Os problemas da Lightning Network
Satoshi Nakamoto projetou o Bitcoin para que ele pudesse ser utilizado em escala em sua camada base, e deu instruções de como a rede deveria aumentar os blocos para atender a mais usuários. Satoshi chegou até afirmar que o Bitcoin poderia ser usado como um dinheiro instantâneo on-chain por meio da tecnologia ‘0 conf transactions’.
No entanto, o desenvolvimento do Bitcoin tomou rumos diferentes, com os pequenos blocos tendo sido mantidos até o presente momento. Nos últimos anos, a Lightning tem sido apontada como a principal solução de dimensionamento do Bitcoin.
No entanto, a rede não pode de fato escalar o Bitcoin para pagamentos globais. Isso ocorre pois, para cada canal de pagamentos aberto na rede, é necessário realizar uma transação na rede principal. No entanto, a rede do Bitcoin não pode lidar com muito mais que 150 milhões de transações em 1 ano. Logo, levaria mais de uma década para integrar 8 bilhões de pessoas à rede.
Este é apenas um dos grandes problemas do protocolo, que também conta com uma péssima experiência de usuário, onde é necessário manter as chaves privadas online para evitar a perda dos fundos.