Ícone do site Criptonizando

Lightning Network está transformando o Bitcoin em dinheiro, afirma estudo dos EUA

Lightning Network

Você já ouviu falar sobre a Lightning Network? Lançada em 2016, a mesma começou a ganhar popularidade graças ao seu baixo custo e confirmações instantâneas de transações de bitcoin, sendo vista como uma grande ferramenta para microtransações, como pagar uma pizza, por exemplo.

Tendo isso em mente, o Banco Central de Cleveland lançou um estudo: “A Lightning Network: Transformando Bitcoin em dinheiro”. 

Este estudo visa compartilhar como a LN pode facilitar transações feitas em bitcoin, retirando uma grande carga da rede principal.

No decorrer dos últimos 6 anos, a Lightning Network provou sua segurança e passou a ver cada vez mais empresas adotando a tecnologia. Atualmente, a rede possui mais de 4.200 BTC de capacidade e segue crescendo mensalmente. 

Ou seja, aparentemente é uma questão de tempo até que a mesma se torne um padrão na indústria.

Orientações sobre o funcionamento da Lightning Network dadas pelo Banco Central dos EUA

No estudo, o Banco Central dos EUA abordou que a Lightning Network é um verdadeiro avanço para o bitcoin quando nos referimos a dinheiro. Isso porque a rede permite transações instantâneas e baratas, enquanto ajuda o protocolo a ficar mais leve.

Assim, tendo a LN, os usuários veem a possibilidade de realizar quantas transações quiserem, diminuindo a necessidade de transações on-chain.

“Em princípio, fazer isso requer apenas duas transações na blockchain — uma para abrir o canal e outra para fechá-lo — independentemente do montante liquidado ou do número de pagamentos subjacentes.”, aponta o documento.

Para que você entenda melhor: a Lightning Network possibilita que microtransações sejam feitas de forma rápida e eficiente, deixando a rede principal apenas para transações de altos valores, nas quais necessitam de mais segurança.

E o resultado de tal possibilidade garante menos dados armazenados para a eternidade e um blockchain com tamanho reduzido, um ponto, inclusive, que já resultou em diversos forks no passado.

Bitcoin transformado em dinheiro

Será que o bitcoin pode mesmo servir de base para uma grande economia? Bom, com blocos de 1MB, minerados a cada 10 minutos, a ideia chega a ser difícil de se imaginar.

E não é para menos considerando que o processo geraria um grande tempo de espera, que não viabilizaria seu uso em transações comuns, além das altas taxas. Algo que já vimos no passado, inclusive.

Entretanto, o estudo realizado pelo Banco Central dos EUA mostra que a Lightning Network realmente pode transformar o bitcoin em dinheiro. Isso, sem que seja necessário pedir “ajuda” de terceiros.

De qualquer forma, a LN ainda precisa de mais espaço no setor para realmente garantir seu reconhecimento. Mesmo que El Salvador já tenha adotado a rede, ainda falta muito para atingir o objetivo citado pelo Banco Central.

Entretanto, não se pode deixar de citar que uma grande virada de chave está apenas a poucos passos de acontecer, afinal, cada dia mais empresas estão adotando a solução.

LEIA MAIS: Disney seleciona Polygon para programa focado na Web3

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile