Ícone do site Criptonizando

Litecoin ativa MimbleWimble (MWEB), atualização que traz mais privacidade

Charlie lee criador litecoin

A comunidade Litecoin finalmente anunciou a ativação da atualização Mimblewimble Extension Blocks (MWEB), mais de dois anos após sua introdução.

Em 2 de maio, o Litecoin atingiu o limite de consenso de rede de 75% necessário para ativação após meses de diálogo com diferentes mineradores da rede. 

Depois disso, o MWEB foi oficialmente bloqueado para ativação na altura do bloco 2257920.

Integração no Litecoin

O protocolo focado na privacidade MimbleWimble permite que os usuários ocultem dados de transações com seu recurso de confidencialidade.

Com o Mimblewimble, os usuários da rede podem optar por realizar transações confidenciais. 

O objetivo final é aumentar a viabilidade do Litecoin como uma moeda fungível que pode ser usada para transações do mundo real, reduzindo as taxas e adicionando privacidade, menor taxa de transferência e maior escalabilidade ao protocolo. 

David Burkett, especialista do Mimblewimble e desenvolvedor do Grin ++, foi encarregado de liderar o desenvolvimento do protocolo MimbleWimble para Litecoin.

O fundador do Litecoin, Charlie Lee, comentou:

“Em termos de fungibilidade e privacidade, acredito que o MWEB te leva 90% até lá. Para a maioria das pessoas, isso é bom o suficiente. 

É a diferença entre morar em uma casa de vidro e morar em uma casa com janelas. Para as pessoas que precisam de 100% de privacidade, elas podem morar em uma casa sem janelas.”

MWEB no Bitcoin (BTC)?

Ao longo dos anos, o Litecoin atuou como uma rede de teste para o Bitcoin, especialmente durante a implementação do Segregated Witness (SegWit), algo que também foi observado por Lee. 

A atualização foi ativada no Litecoin em abril de 2017. Alguns meses depois, o Bitcoin seguiu com a ativação do SegWit.

Vlad Costea, fundador do Bitcoin Takeover, disse que é a favor de trazer a nova atualização para a maior criptomoeda do mundo. 

Adam Back, no entanto, não ficou impressionado com o MWEB. Ao responder a um tweet que especulava que muitos bitcoiners acreditam que o Bitcoin pode em breve ativar o protocolo, Back disse que não acha que o MWEB aumenta muito a privacidade.

“IMO Mimble Wimble não é uma grande melhoria de privacidade, pois o histórico de transações será registrado mesmo que posteriormente elidido, e os ganhos de escala só começam a ganhar em tamanho grande à medida que as transações são maiores. […]”

Curiosamente, o design do protocolo MW apoia e estende a ideia de Transações Confidenciais (CT), que foi proposta pelo CEO da Blockstream há quase uma década. 

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile