Ícone do site Criptonizando

Livecoins lança ferramenta que monitora volume de criptomoedas no Brasil

Ananda Cripto

Ananda Cripto

O Livecoins, um dos maiores sites sobre criptomoedas do Brasil, anunciou o lançamento do “Mercado Cripto”, uma ferramenta que monitora os volumes e preços das criptomoedas negociadas por brasileiros.

Além de estatísticas de criptomoedas individuais, o Livecoins também fornece insights sobre as principais corretoras do Brasil, permitindo que os investidores avaliem onde e como as negociações estão ocorrendo.

Fundado em 2017 pelo analista de sistemas Mateus Nunes, o site se consolidou como uma das principais fontes de informação sobre criptomoedas no país, oferecendo notícias, artigos técnicos e educativos, além de dados sobre preços, volumes de negociação e capitalizações de milhares de criptomoedas.

O objetivo da nova ferramenta, de acordo com o fundador, é democratizar o acesso à informação sobre criptomoedas no Brasil, fornecendo aos investidores e entusiastas dados objetivos, possibilitando que tomem decisões bem fundamentadas no mercado.

Até o momento, nenhuma plataforma brasileira monitorava os volumes de todas as criptomoedas movimentadas por brasileiros, com a informação sendo praticamente impossível de ser obtida por investidores do setor.

Agora, no entanto, os usuários poderão rastrear em tempo real os volumes de 32 corretoras que operam no país, obtendo informações sobre preços em diferentes plataformas, além obterem relatórios mensais sobre as criptomoedas.

Plataformas do tipo, já em funcionamento em outros países, são frequentemente usadas por investidores que buscam compreender as tendências do mercado, tomar decisões de investimento ou simplesmente se manter informados sobre o dinâmico universo das moedas digitais.

Livecoins

Enquanto fazia faculdade de ciência da computação, em 2012, Mateus Nunes conheceu o Bitcoin e começou a fazer parte da comunidade da moeda digital, traduzindo o site bitcoin.org e criando artigos educacionais no Facebook.

Na época, ele falava sobre Bitcoin para seus colegas da faculdade, mas o ativo digital era visto com desconfiança.

Quatro anos depois, em 2016, o Bitcoin passou por uma forte valorização, saindo de 400 dólares para cerca de US$ 7.000, fazendo a moeda digital ganhar uma ampla atenção da mídia e uma procura nunca vista antes.

No ano seguinte, em 2017, os mesmos ex-colegas da faculdade começaram a perguntar sobre aquele tal de bitcoin que Mateus falava anos atrás, eles demonstraram mais interesse e perguntavam como aquilo funcionava.

Diante de diversas perguntas e da percepção de que faltava um site que focasse em conteúdo sobre bitcoin e criptomoedas, Mateus resolveu criar o Livecoins, colocando o site no ar em novembro de 2017.

“Muita gente começou a me perguntar sobre Bitcoin, eu sempre ficava explicando no Whatsapp, mas aí resolvi criar um site pra poder compartilhar informações. Começou como um hobby, eu não imaginava que ia se tornar uma empresa com tanto alcance.”, conta.

Na data do lançamento do site, o Bitcoin era negociado por cerca de 6 mil dólares, um mês depois, a moeda digital havia alcançado um pico de US$ 20.000.

Com milhares de brasileiros buscando informações sobre Bitcoin, o Livecoins teve 33 mil visitantes no primeiro mês, com outros 103 mil visitantes no mês seguinte.

No final de dezembro, o analista de dados e BI, Gustavo Bertolluci, passou a fazer parte da equipe, produzindo conteúdos sobre Bitcoin, blockchain e criptomoedas. Ele foi convidado para fazer parte da sociedade dois anos depois, atuando agora como editor do portal.

O Livecoins se consolidou como um dos principais sites de notícias sobre criptomoedas do Brasil, alcançando a marca de 3 milhões de visitas por mês, com picos de até 6 milhões, em julho de 2021, de acordo com dados do site Alexa.

Mateus chegou a dar uma entrevista para o site Olhar Digital em 2021, onde falou o que pensava sobre o Bitcoin e a futura moeda digital anunciada pelo Central do Brasil, o real digital.

Atualmente o Livecoins fornece conteúdo sobre criptomoedas para portais como R7, Yahoo Brasil, e Investing, sendo também citado por diversos portais estrangeiros que cobrem o setor de criptomoedas.

O portal também é reconhecido por ser um dos primeiros a denunciar o esquema de piramide com criptomoedas Unick Forex, que passou a ser investigado após o site fazer uma investigação contra o esquema.

Com uma abordagem investigativa e de denúncias em grande parte das notícias, o Livecoins também ajudou a derrubar diversos golpes de criptomoedas no Brasil, como o do ‘Rei do Bitcoin’ e da ‘Atlas Quantum’.

Ao longo dos 5 anos de história, disse o fundador durante participação em um podcast, o Livecoins recebeu diversas propostas de compra por grandes empresas, mas todas foram recusadas, com o site planejando focar em conteúdo que ajude os investidores e lançar ferramentas focadas no mercado brasileiro.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile