Ícone do site Criptonizando

Macacos Entediados: entenda a coleção NFT mais popular do mundo

Macacos Entediados

Macacos Entediados

Descubra o que é e como funciona o Bored Ape Yacht Club (Clube do Iate dos Macacos Entediados), a coleção de NFTs mais valiosa do mundo.

Se você acompanha o mercado de criptoativos, já deve ter se deparado com os NFTs (Tokens Não Fungíveis). Os NFTs podem assumir muitas formas, e uma delas é a de colecionáveis digitais, semelhante a obras de arte ou cards da copa do mundo.

Leia mais: O que é NFT? Descubra a tecnologia

Como surgiu o Bored Ape?

A coleção Macacos Entediados surgiu em 2021, e cada obra foi vendida a um preço fixo de US$ 200, além das taxas de transação da rede blockchain.

Os NFTs foram cunhados na rede Ethereum (ETH), que é a maior plataforma para criação de NFTs. Ao comprar um ítem da coleção, o colecionador recebe um cartão de associado do Yacht Club, além de benefícios exclusivos.

Em poucos meses, a coleção NFT se tornou um sucesso, com algumas peças sendo vendidas por milhões de dólares. Uma seleção de NFTs chegou a ser vendida por US$ 24 milhões cerca de 5 meses após o lançamento da coleção.

O investidor Pransky foi o responsável por comprar 1250 Bored Apes em 2021 e distribuir para uma série de pessoas famosas, incluindo atletas e músicos.

Naquele momento, o mercado NFT estava passando por uma explosão, que foi impulsionada por uma grande alta no mercado de criptomoedas. Esta alta dos NFTs não durou muito tempo, com o volume de negociação no Open Sea, principal mercado para estes ativos, caindo 99% durante o mercado de baixa.

Yuga Labs e outros projetos

Garga e GondonGoner foram os responsáveis por lançar a coleção Bored Ape para o mundo. A coleção apresenta uma visão futurista, onde as criptomoedas deixaram algumas pessoas muito ricas, porém entediadas.

Após o sucesso da coleção, a dupla iniciou a Yuga Labs, empresa focada em entretenimento para o mercado web3. A empresa também assumiu o controle das coleções CryptoPunk e Meebits, que também são bastante valiosas no mercado.

A empresa também lançou o token Ape Coin, que é utilizado principalmente como moeda dentro dos projetos da companhia. A Yuga também está trabalhando no desenvolvimento do  Otherside, um tipo metaverso.

A venda de terrenos do metaverso chegou a travar a rede Ethereum em 2022 devido à grande demanda pelos NFTS.

“Lamentamos por desligar as luzes no Ethereum por um tempo. Parece bastante claro que a ApeCoin precisará migrar para sua própria cadeia para escalar adequadamente. Gostaríamos de encorajar o DAO a começar a pensar nessa direção”, disse a Yuga Labs no Twitter.

Macacos Entediados e os famosos

Desde o início do projeto, várias pessoas famosas se associaram à coleção NFT. Os rappers Eminem e Snoop Dogg chegaram a gravar um clipe com a temática dos Bored Ape, que conta com mais de 75 milhões de visualizações no Youtube.

O jogador Neymar também apareceu com dois NFTs Bored Ape em seus perfis nas redes sociais, o que chamou muita atenção para a coleção.

No entanto, a Yuga Labs foi processada por utilizar famosos indevidamente para promover a sua coleção NFT. O próprio Neymar nunca chegou a afirmar se realmente comprou os NFTs ou os recebeu como parte de uma campanha publicitária.

Leia mais: Processo acusa Yuga Labs de utilizar famosos para vender NFTs

Valor dos Bored Ape

Assim como a maioria dos colecionáveis, o valor da maioria dos NFTs é bastante subjetivo e especulativo. Enquanto alguns podem apreciar fazer parte de um clube dos cripto-milionários, para outros os Bored Ape podem não ter valor algum.

Como qualquer pessoa pode facilmente criar uma coleção NFT e vender em mercados como o Open Sea por verdadeiras fortunas, o inevitável aconteceu. Muitas pessoas começaram a criar NFTs e o valor dos ativos despencou.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile