Ícone do site Criptonizando

Maior bolsa da Rússia vai iniciar negociação de criptoativos

Fonte: Lastely Hunt

O maior mercado de ações, títulos e derivativos da Rússia, a Bolsa de Moscou, pretende lançar um produto baseado em ativos financeiros digitais até o final do ano, revelou um executivo. 

A plataforma de negociação já está trabalhando com um parceiro para organizar a colocação de tokens digitais.

O anúncio ocorre após um período turbulento para o principal mercado de ações da Rússia, quando teve que lidar com a volatilidade do mercado, pressão de sanções e ataques cibernéticos no início deste ano.

Juntamente com os ‘direitos digitais’, o DFA é atualmente o principal termo legal na lei russa que se aplica a vários ativos digitais, incluindo criptomoedas, de acordo com algumas declarações de autoridades russas, mas principalmente aquelas que possuem um emissor específico.

A MOEX está agora trabalhando com um de seus parceiros para realizar um projeto para colocar tokens digitais, disse o diretor administrativo de tecnologia da informação e membro do conselho da bolsa de Moscou, Andrey Burilov. 

“O ponto principal aqui é vincular os ativos fixos da empresa com o mercado de investimentos usando tecnologias digitais.”

A digitalização de commodities cria valor agregado para os participantes do mercado, enfatizou Burilov. 

A MOEX visa utilizar DFAs para oferecer aos seus clientes outra ferramenta de investimento que oferece uma maneira fundamentalmente nova de garantir a segurança da informação.

Burilov também comentou que a principal dificuldade em termos de implementação é que se trata de um produto completamente novo para o mercado, da regulação ao software. 

Outro desafio é sua integração aos sistemas existentes da bolsa e de seus clientes, destacou.

No início de julho, o chefe do Comitê de Mercado Financeiro da câmara baixa do parlamento afirmou que uma exchange russa de ativos digitais estaria na melhor posição para processar transações de criptomoedas no país. 

Anatoly Aksakov também sugeriu que a plataforma de negociação de criptomoedas possa ser estabelecida na Bolsa de Moscou.

Um alto membro do governo russo declarou há alguns meses que o país estaria disposto a receber bitcoin pela compra das suas commodities.

Além disso, o próprio Vladimir Putin sinalizou que apoia a mineração de Bitcoin, enfatizando que o país possui vantagens competitivas, como clima frio e eletricidade a baixo custo.

“Claro que também temos algumas vantagens competitivas aqui, principalmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de eletricidade e ao pessoal bem treinado disponível no país”, disse em uma videoconferência com membros do governo russo.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile