Maior empresa de serviços públicos do mundo adota blockchain para autenticação de identidade digital

Um sistema de autenticação de identidade digital baseado na tecnologia blockchain foi desenvolvido pela State Grid Corporation of China (SGCC), a maior empresa de serviços públicos do mundo.

Segundo a mídia local, na última segunda-feira (10), a filial de Anhui da companhia State Grid Anhui Electric Power, aplicou a tecnologia blockchain à autenticação de identidade digital dos profissionais de comunicação de informação e inspeção de transporte.

O sistema abrange os profissionais da própria filial, das empresas de fornecimento de energia da prefeitura e municipal.

O objetivo da gigante que tem monopólio de eletricidade na China, é obter informações dos usuários sobre a rede para garantir a segurança.

Por meio da blockchain, o sistema conta com uma capacidade anti-ataques e de sincronização de dados.

Além disso, funciona com base no recurso de consenso, que permite o aprimoramento na autorização, liberação e gerenciamento de informações, aponta o texto.

Segundo a estatal, sua nova solução “aumentaria a eficiência da autenticação de identidade e evitaria problemas de indisponibilidade do sistema que poderiam ser causados por falha do servidor núcleo”.

A filial é a primeira SGCC a desenvolver uma solução de autenticação de identidade com tecnologia de blockchain e disse que tem trabalhado com empresas privadas especializadas em TI e órgãos centrais de SGCC em soluções relacionadas a blockchain desde 2018.

Lançada em 2002, a State Grid Corporation of China (ou Companhia Nacional de Rede Elétrica da China, em português), é uma empresa de energia responsável pela maior parte da operação de rede elétrica do país.

Por meio da State Grid Brazil Holding, a companhia deu a volta ao mundo e chegou ao Brasil em 2010, conseguindo conquistar o lugar de maior distribuidora de energia em solo brasileiro também.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Presidente de El Salvador quer nó da rede Bitcoin em cada residência, diz especialista
icon dezembro 27, 2024

Presidente de El Salvador quer nó da rede Bitcoin em cada residência, diz especialista

Escrito por Thiago Barboza
A origem do Bitcoin: 16 anos do bloco Genesis
icon dezembro 27, 2024

A origem do Bitcoin: 16 anos do bloco Genesis

Escrito por Thiago Barboza
icon janeiro 2, 2025

Protocolos L2 em 2025: previsões para soluções de escalabilidade no Ethereum

Escrito por Thiago Barboza