Ícone do site Criptonizando

Maior estação nuclear da Europa pode fornecer eletricidade a mineradores de bitcoin devido ao coronavírus

Maior estação nuclear da Europa pode fornecer eletricidade a mineradores de bitcoin devido ao coronavírus

A Ucrânia planeja compensar a crise financeira causada pelo coronavírus utilizando mineração de bitcoin movida a energia nuclear.

Conforme reportou o Cryptonews, o Ministério de Energia e Proteção Ambiental da Ucrânia anunciou que queria que as quatro usinas nucleares do país procurassem maneiras de “integrar iniciativas de mineração de criptomoedas”.

O Ministério disse que estava trabalhando na iniciativa com a Energoatom, agência estatal que administra as quatro usinas nucleares do país.

As usinas nucleares possuem 15 reatores combinados que fornecem 13,9 GWe de eletricidade, a sétima maior taxa de geração de energia nuclear do mundo.

De acordo com o Ministério, “implementar projetos de mineração de criptomoeda poderia fornecer mercados adicionais para eletricidade atômica, aumentaria a confiabilidade e a eficiência das usinas nucleares ucranianas”.

O ministério diz que seu plano piloto, conduzido com a Energoatom, poderia “conectar consumidores de [data centers] com uma capacidade de até 1000MW”, enquanto o projeto inicial de Zaporizhia, a maior usina nuclear da Europa, verá 30MW fornecidos a iniciativas de mineração.

Segundo o porta-voz do Ministério, isso é apenas uma sugestão. Contudo, isso seria uma forma de utilizar o excesso de eletricidade gerada.

“Uma maneira moderna de usar excesso de eletricidade é direcioná-la para criptomoedas. Isso não apenas permite que você mantenha uma carga garantida para usinas nucleares, mas também oferece às empresas a oportunidade de arrecadar fundos adicionais”, declara o Ministério.

As medidas de estímulo envolveram inicialmente o apoio do governo, segundo o Ministério, mas eventualmente visa garantir que os “data centers” dependentes de energia nuclear se tornem auto-suficientes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile