Mais de 3 milhões de endereços de e-mail de usuários do CoinMarketCap são vazados

coinmarketcap Hacker investe US$5 milhões em ataque de 51% do Ethereum Classic

A plataforma líder de rastreamento de preços de criptomoedas, CoinMarketCap (CMC), recentemente teve endereços de e-mail de mais de 3 milhões de usuários vazados.

De acordo com um relatório recente de um site que rastreia várias ameaças à segurança cibernética, incluindo hacks e contas online comprometidas, cerca de 3.117.548 endereços de e-mail de usuários do CMC vazaram em 12 de outubro.

No entanto, o vazamento permaneceu desconhecido até que os endereços de e-mail foram descobertos em vários fóruns de hackers onde estavam sendo negociados.

Coinmarketcap confirma vazamento de dados

O relatório revelou ainda que as senhas desses endereços de e-mail vazados não foram comprometidas no hack.

Falando sobre o assunto, um representante do CMC disse:

“CoinMarketCap tomou conhecimento de que lotes de dados apareceram online com o propósito de ser uma lista de contas de usuário. Embora as listas de dados que vimos, sejam apenas endereços de e-mail (sem senhas), encontramos uma correlação com nossa base de assinantes.”

O conhecimento de que nenhuma senha foi comprometida pelo vazamento traz uma medida de alívio para os usuários afetados. Além disso, a ausência de senhas pode indicar que o ataque ao CoinMarketCap provavelmente não teria sido um grande assalto.

No entanto, o vazamento de dados comprometeu a privacidade do usuário e pode dar espaço para vários ataques direcionados aos clientes, incluindo phishing.

Ainda um mistério

O representante da CoinMarketCap revelou ainda que a violação de dados não veio de nenhum dos servidores do site, e eles ainda não identificaram a causa exata do hack.

“Não encontramos nenhuma evidência de vazamento de dados de nossos próprios servidores – estamos investigando ativamente esse problema e atualizaremos nossos assinantes assim que tivermos novas informações”.

Não o primeiro

Enquanto isso, o vazamento de dados não é um fenômeno novo na indústria de criptomoedas. Nos últimos anos, várias empresas de criptografia, incluindo BitMEX, Ledger e muitas outras, experimentaram vazamentos de dados de usuários semelhantes, prejudicando milhões de clientes.

No final de 2020, o provedor de carteira de hardware Ledger descobriu que os dados pessoais de vários de seus usuários, incluindo endereços de e-mail, números de telefone, endereços postais e muito mais, vazaram em vários fóruns públicos.

LEIA MAIS: A retração acentuada do Bitcoin não acabou, prevê Michaël van de Poppe

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza