Ícone do site Criptonizando

Mais de 40 países querem entrar no BRICS, afirma diplomata da África do Sul

BRICS

BRICS

O principal diplomata da África do Sul responsável pelas relações do BRICS revelou que mais de 40 países estão interessados ​​em ingressar no bloco econômico. 

Entre eles, 22 nações solicitaram formalmente a adesão. Ele acredita que o grupo BRICS pode se expandir para mais de 50 países. 

A África do Sul sediará a cúpula do BRICS deste ano. O bloco econômico é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Anil Sooklal:

“Um número igual de países manifestou informalmente interesse em se tornar membros do BRICS, incluindo todos os principais países do sul global.”

Os países interessados ​​em ingressar no BRICS incluem Argentina, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Cuba, República Democrática do Congo, Camarões, Gabão e Cazaquistão.

A cúpula dos líderes do BRICS acontecerá de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo, sendo um dos principais temas da agenda a discussão sobre a expansão do BRICS. O presidente russo, Vladimir Putin, no entanto, não comparecerá pessoalmente.

Na terça-feira, Sooklal enfatizou a rápida expansão do bloco BRICS. O diplomata foi citado pela agência de notícias IOL dizendo:

“Com a expansão do BRICS, pode aumentar para incluir mais de 50 países.”

Um dos tópicos que tem recebido atenção mundial é a proposta de moeda comum do BRICS. A agência de notícias russa RT afirmou recentemente que os países do bloco estão lançando uma moeda lastreada em ouro que será anunciada na cúpula de agosto. 

No entanto, Leslie Maasdorp, vice-presidente e diretora financeira do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como BRICS Bank, insistiu que o bloco não tem um plano imediato para criar uma moeda comum para desafiar o domínio do dólar.

“Expandiremos a abordagem da ideia de aprofundar a interação no comércio de moedas locais. Os países querem ter mais flexibilidade e ser menos dependentes do dólar.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile