O bilionário da tecnologia Mark Cuban manifestou interesse no potencial no uso da blockchain para revolucionar o desenvolvimento do mercado imobiliário.
Isto segue uma proposta de construção de cidades do empreendedor em série Jason Calacanis, que gerou uma discussão sobre a integração de tecnologia de ponta em projetos de desenvolvimento urbano de grande escala.
Calacanis sugeriu a construção de dez novas cidades nos EUA, cada uma com um milhão de unidades habitacionais. O projeto teria como objetivo redefinir a vida urbana com foco na sustentabilidade e na acessibilidade.
Cuban levou a conversa um passo adiante. Ele propôs aproveitar a tecnologia blockchain, concentrando-se particularmente em seu potencial para automatizar e proteger transações imobiliárias e gerenciamento de projetos.
A proposta do bilionário envolve a criação de um contrato inteligente em uma plataforma blockchain de camada 2 de conhecimento zero. Este contrato verificaria automaticamente a emissão de licenças de construção.
Após a verificação, ele criaria e enviaria um NFT que liberaria US$ 250.000 em USDC, uma stablecoin popular, quando um oráculo verificasse que uma unidade habitacional está completa.
O contrato inteligente monitoraria continuamente novas licenças de construção e geraria um novo NFT para cada unidade habitacional adicional construída.
Além disso, Cuban sugere o uso de uma carteira com múltiplas assinaturas para garantir segurança e proteção mútua para ambas as partes envolvidas na transação.