Ícone do site Criptonizando

Megavazamento de dados no Brasil deve ser sentido por anos, afirma especialistas

Megavazamento de dados no Brasil será sentido por anos!

Megavazamento de dados no Brasil será sentido por anos!

O megavazamento de dados no Brasil colocou em exposição informações sensíveis de cerca de 223 milhões de brasileiros. De acordo com especialistas, o fato pode ter afetado a população de maneira geral, incluindo pessoas falecidas.

No acontecimento, muitas informações entre números de RG, CPF, informações sobre renda, crédito, foto pessoal, endereços, dentre outros, foram comprometidos. Este foi o maior vazamento de dados pessoais da história do país e tem trazido muitas preocupações.

O caso vem sendo investigado pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que já identificou vestígios dos criminosos com a venda dos dados na deep web por meio de pagamento em Bitcoin.

O que diz os especialistas sobre o megavazamento de dados

Segundo especialistas da área, o megavazamento de dados fez com que “todo brasileiro tivesse seus dados expostos de forma definitiva”. Eles ainda alertaram que os efeitos do vazamento devem ser sentidos por anos.

Omar Kaminski, advogado e especialista em internet, diz que os criminosos que estão em posse dos dados contam com opções incalculáveis de ações. Portanto, as consequências sobre o acontecimento serão gravíssimas para toda a sociedade brasileira.

Em análise, o profissional comentou: “As opções são inimagináveis, e as consequências, nefastas”.

A presidente da Comissão de Dados e Privacidade da OAB-RJ, Estela Aranha, também comentou sobre o assunto e expôs a sua preocupação. “Além do volume, a natureza e a extensão dos dados traz um risco enorme de possibilidades de fraudes, roubo de identidade, os mais diversos tipos de golpes…”, afirmou.

Estela ainda comenta que para o cidadão comum se proteger as opções são mínimas e nem mesmo a justiça é efetiva sobre o caso. “É muito difícil cada titular provar o nexo de causalidade desse vazamento com eventual lesão ou dano.”, falou a presidente.

Como saber se seus dados vazaram

Com a notícia do megavazamento, muitos querem saber se seus dados estão na lista do ataque. Além disso, há um grande questionamento sobre quais as informações pessoais que podem ser utilizadas em potenciais fraudes.

Infelizmente a resposta para a primeira pergunta é sim. A probabilidade dos seus dados estarem na lista de 223 milhões de pessoas afetadas são altíssimas. Entretanto, a resposta para a segunda pergunta poderá ser conferida no site Fui Vazado.

O portal é capaz de buscar em uma base de dados se alguma das suas informações está disponível publicamente. Especialistas, porém, questionam se o serviço é realmente legal e seguro para o cidadão.

Em contrapartida, o desenvolvedor nega qualquer tipo de interesse financeiro sobre tão sério acontecimento. O mesmo ainda afirma que trabalha só para custear as despesas do site e mantê-lo no ar.

Enfim, para consultar se você está entre as pessoas que tiveram seus dados vazados, é preciso informar seu CPF e data de nascimento ao site. A partir daí, o portal irá te encaminhar para uma lista onde informações sobre dados que foram e que não foram expostos pelo megavazamento serão fornecidas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile