Ícone do site Criptonizando

Membro do governo russo espera moeda do BRICS ainda em 2023

BRICs criptomoeda moeda digital sistema financeiro brasil

Anatoly Aksakov, presidente do Comitê do Mercado Financeiro da Duma Estatal, discutiu a moeda do BRICS e a tendência de desdolarização na quarta-feira no centro de imprensa do Parliamentary Newspaper, a publicação da Assembleia Federal da Federação Russa.

Aksakov espera que a participação do dólar americano no comércio internacional diminua, observando que os americanos continuam a destruir o valor do dólar por conta própria.

“Ao vincular sua economia e moeda à política, os EUA estão praticamente minando os alicerces de seu domínio. Tenho certeza de que a participação do dólar no comércio mundial diminuirá constantemente.”

O dirigente russo acrescentou que agora se busca algum tipo de moeda coletiva, destacando que a discussão sobre esse tema já está na agenda dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Aksakov afirmou ainda que, embora as negociações estejam em um estágio inicial, um acordo pode ser alcançado em 2023.

As nações do BRICS têm intensificado seus esforços de desdolarização e estão atualmente trabalhando para criar uma moeda comum que reduzirá sua dependência do dólar americano. 

O vice-presidente da Duma, Alexander Babakov, disse no mês passado que a moeda do BRICS deve ser discutida na próxima cúpula de líderes em agosto.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile