Ícone do site Criptonizando

Mercado cripto está cheio de golpistas, destaca presidente da SEC

Criptomoedas st

Criptomoedas

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está reforçando sua postura dura em relação ao mercado de criptomoedas, já que ele diz que a indústria está repleta de criminosos e atividades ilícitas.

Falando na Piper Sandler Global Exchange and FinTech Conference na cidade de Nova York, Gary Gensler disse que os criptoativos o lembram da década de 1920, que ele diz ser uma época ausente das leis federais de valores mobiliários.

“Vagabundos. Fraudadores. Artistas golpistas. Esquemas Ponzi. O público ficou na fila do tribunal de falências.”

O crítico de longa data reitera a posição da SEC de que a maioria dos tokens digitais são valores mobiliários e estão sob a alçada da agência.

“Dado que a maioria dos tokens cripto está sujeita às leis de valores mobiliários, segue-se que a maioria dos intermediários cripto também deve cumprir as leis de valores mobiliários.”

Gensler também disse que os provedores de criptoativos devem se registrar na SEC. Ele destaca que o papel da SEC é evitar que os investidores sejam pegos no meio da implosão de projetos cripto.

“Essas supostas falhas privam os investidores de proteções críticas, incluindo livros de regras que impedem fraude e manipulação, divulgações adequadas, segregação de ativos de clientes, salvaguardas contra conflitos de interesse, supervisão de uma organização autorreguladora e inspeção de rotina pela SEC.”

A declaração vem após os processos da SEC contra as principais exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase.

O regulador apresentou várias acusações contra a Binance e seu CEO Changpeng Zhao por supostamente violar títulos federais e leis de proteção ao investidor. 

A SEC também acusa a Coinbase de operar como uma bolsa de valores, corretora e agência de compensação não registrada.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile