Na última sexta-feira, 29 de setembro, a empresa de pesquisa de criptografia Reflexivity Research – por meio de uma série de postagens publicadas no X (antigo Twitter) – forneceu uma análise aprofundada do desempenho do mercado cripto no mês de setembro. O tópico, desenvolvido pela VeloData, cobre vários aspectos, como volumes de câmbio centralizados, volatilidade implícita, contratos em aberto e muito mais.
De acordo com a Reflexivity Research, os volumes centralizados das exchanges têm caído consistentemente. Essa tendência reflete o declínio nos volumes on-chain, na liquidez e até mesmo nas tendências sociais e de pesquisa do Google relacionadas ao Bitcoin e outras criptomoedas.
O tópico também menciona que o índice de volatilidade implícita do Deribit tem apresentado tendência de queda. A Reflexivity Research interpreta isso como um sinal de expectativas reduzidas de movimentos significativos de preços no mercado de cripto no futuro próximo.
A Reflexivity Research aponta que após a eliminação multibilionária dos contratos em aberto, os contratos em aberto de futuros continuaram a diminuir. Esta tendência é evidente no gráfico de contratos em aberto do Bitcoin denominados em dólares americanos.
Os contratos em aberto para futuros de Bitcoin CME também mostram uma tendência de declínio semelhante, de acordo com o tópico da Reflexivity Research.
O Bitcoin e o mercado cripto vivendo um novo momento
No tópico, a Reflexivity Research lembra que no final do segundo e início do terceiro trimestre, um impulsionador significativo da ação do preço do Bitcoin foi a negociação durante o horário dos EUA. No entanto, esta procura de Bitcoin impulsionada pelos EUA diminuiu agora claramente, caindo abaixo do retorno cumulativo do horário de negociação da APAC nos últimos seis meses.
A Reflexivity Research observa que o desconto do GBTC sobre o valor patrimonial líquido (NAV) teve momentos de grandes oscilações, mas fechou significativamente no acumulado do ano. O desconto atual do GBTC para o NAV é de 23%.
O tópico menciona que a SEC tem apenas 15 dias para decidir como responder à vitória da Grayscale em relação à sua negação inicial de conversão para um ETF à vista. A pesquisa sugere que este é um ponto crucial para monitorar em busca de pistas sobre a próxima decisão da SEC.
Fora dos principais ativos digitais, a Reflexivity Research observa alguns bolsões de lances idiossincráticos para altcoins selecionados de média e grande capitalização. Maker (MKR) é um exemplo, impulsionado pela narrativa RWA no atual ambiente de taxas de juros mais altas por mais tempo.
Outro destaque mencionado pela Reflexivity Research é o Chainlink (LINK), que superou a maioria das grandes capitalizações na última semana. Este desempenho é provavelmente devido ao sucesso da CCIP e da próxima conferência SmartCon em 2 de Outubro.
A Reflexivity Research resume que setembro foi outro mês sem brilho para os mercados cripto, caracterizado por liquidez, volatilidade, contratos em aberto e quedas de volume. No entanto, observam que tem havido bolsas de desempenho superior idiossincrático para participantes mais experientes do mercado.