Ícone do site Criptonizando

Mercados despencam após reunião do Banco Central Americano

jerome-powell-cbdc-china-fed-eua-moeda-digital-banco-central-criptomoedas-bitcoin-presidente

Após uma semana de queda nos mercados, ocorreu a tão esperada reunião do Federal Open Market Committee (FOMC), onde os membros do comitê aprovaram por unanimidade a decisão de manter as taxas de juros em níveis próximos de zero.

“Com a inflação bem acima de 2 por cento e um mercado de trabalho forte, o Comitê espera que em breve seja apropriado aumentar a meta para a taxa de fundos federais”, disse o FOMC em comunicado na quarta-feira.

A continuação do programa de compra de ativos, bem como a manutenção das taxas de juros em patamares baixos tende a provocar uma pressão inflacionária. Cenário positivo para o Bitcoin.

Embora a declaração da instituição financeira tenha destacado que em breve as taxas serão aumentadas, isso significava que o banco central dos EUA planeja manter a faixa básica de juros intocada, pelo menos por enquanto.

“Os riscos de inflação ainda são positivos na opinião da maioria dos participantes do FOMC e certamente na minha opinião também. Existe o risco de que a alta inflação que estamos vendo se prolongue. 

Existe o risco de subir ainda mais. Então, não achamos que esse seja o caso básico, mas você perguntou quais são os riscos, e temos que estar em posição com nossa política monetária para abordar todos os resultados plausíveis”, explicou Powell aos participantes da coletiva de imprensa.

O presidente do Fed, Jerome Powell, falou após a reunião e explicou que a taxa básica de juros pode subir em março. Powell também observou que baixar o balanço do Fed levará algum tempo.

“O balanço patrimonial é substancialmente maior do que precisa ser”, disse Powell à imprensa. “Há uma quantidade substancial de encolhimento no balanço a ser feito. Isso vai levar algum tempo. Queremos que esse processo seja ordenado e previsível.”

Powell afirmou:

“O comitê pretende aumentar a taxa de fundos federais na reunião de março, assumindo que as condições sejam apropriadas para isso.”

Queda nos mercados

Quando os mercados de ações fecharam, a NYSE caiu 103 pontos, e o Dow Jones Industrial Average caiu cerca de 129 pontos. O preço de uma onça de ouro caiu 1,77%, e a prata 2,48%.

O economista Peter Schiff comentou as declarações de Jerome Powell em seu Twitter.

“Powell disse que o Fed começará a encolher seu balanço no momento apropriado. Ele então disse que realmente não tem ideia de quando isso pode acontecer, já que o FOMC ainda nem discutiu isso. 

Sério? Sobre o que exatamente eles falam quando se encontram, esportes? Estamos ferrados e eles sabem disso.” – Afirmou Schiff.

Apesar da boa notícia de curto prazo para as criptomoedas, sinalizando a continuação do programa de flexibilização monetária, a capitalização geral do mercado caiu 2%.

Qual sua opinião sobre as falas do Banco Central Americano? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, planeja criar ETF voltado para blockchain

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile