Ícone do site Criptonizando

“Mesmo com CBDCs, criptomoedas sempre vão existir”, diz analistas do Morgan Stanley

"CBDCs são uma forma muito melhor de dinheiro digital”, diz gerente do BIS

Reprodução Blockchain News

De acordo com os analistas do banco Morgan Stanley, as criptomoedas vão continuar a existir mesmo com a criação de moedas digitais emitidas pelos bancos centrais. Os CBDC’s são diferentes das criptomoedas.

As moedas digitais apoiadas pelo governo (CBDC) provavelmente representam o maior risco para as moedas estáveis. Para o economista-chefe do Morgan Stalney, Chetan Ahya, “as criptomoedas ainda existirão, pois continuarão a servir a outros casos de uso”.

“Por exemplo, algumas criptomoedas podem funcionar como reserva de valor. Já que alguns segmentos do público não confiam plenamente nas moedas fiduciárias”, finaliza o economista-chefe.

Diferença entre criptomoedas e CBDCs 

Para o banco Morgan Stanley as criptomoedas são mais semelhantes às reservas de valores, como o ouro e outros ativos especulativos. Do outro lado, as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais são mais semelhantes aos meios de pagamento.

Para o banco, os únicos que podem estar em risco são as stablecoins, que são tokens que representam outros ativos mais estáveis. Por exemplo, a Diem, projeto de criptomoeda do Facebook

A criptomoeda Diem planeja lançar o ativo ainda este ano. A moeda terá ligação ao dólar, mas ainda não há informações oficiais. A Diem será o novo nome do antigo projeto Libra do Facebook, que deveria ser a criptomoeda da famosa rede social, mas não deu certo. 

Por fim, o relatório aponta que os CBDCs seriam bem diferentes das criptomoedas, pois os bancos centrais não usariam um sistema de segurança descentralizada ou a tecnologia blockchain. 

Investimentos em criptomoedas crescem 

Além disso, o relatório aponta que os investimentos em criptomoedas estão crescendo. Cada vez mais pessoas estão buscando ‘razões’ para investir no ativo digital. Cada vez mais investidores estão vendo o bitcoin (BTC) como uma nova classe de ativo institucional, em vez de um sistema de pagamento substituto. 

Outro ponto é o aumento do interesse dos investidores em criptomoedas como forma de fugir da inflação, à medida que buscam ativos de alto rendimento em meio a baixas taxas de juros. 

Enquanto isso, os investidores institucionais estão comprando bilhões em criptomoedas. Além de aceitar o bitcoin como forma de pagamento. Empresas grandes como MicroStrategy, Tesla, etc, estão acrescentando o BTC em seus portfólios.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile