O Meta, antigo Facebook, está desenvolvendo um novo modelo de inteligência artificial (IA) para competir com a OpenAI, afirmou o Wall Street Journal.
A Meta pretende que o seu novo modelo de IA seja várias vezes mais poderoso do que o seu modelo atual, o Llama 2. A empresa também espera que o novo modelo tenha capacidades semelhantes ao GPT-4, da OpenAI.
O próximo modelo da Meta provavelmente será lançado como um produto de código aberto, disponível gratuitamente, em linha com os atuais lançamentos de IA da empresa e metas declaradas.
A empresa também está construindo novos data centers e adquirindo chips necessários para realizar tarefas de treinamento. De acordo com WSJ, a Meta está comprando GPUs NVIDIA H100 Tensor Core, o modelo mais avançado da empresa para treinamento de IA.
Após lançamentos parciais e vazamentos de código-fonte no início de 2023, Meta lançou totalmente o Llama 2 em julho de 2023 para pesquisa e fins comerciais.
A empresa lançou uma ferramenta de assistente de desenvolvedor em agosto e anunciou serviços de anúncios baseados em IA em maio. Os chatbots da Meta também deverão entrar no ar em breve.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e outros líderes de tecnologia devem discutir inteligência artificial com os senadores dos EUA em uma série de eventos futuros, de acordo com a CNBC.
Outros líderes de tecnologia que comparecerão incluem o executivo da Tesla e do X, Elon Musk, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, e o CEO da OpenAI, Sam Altman.