Ícone do site Criptonizando

Meta está discutindo criação de tokens para o metaverso

facebook-meta-novo-nome

Embora a Meta -empresa controladora do Facebook- tenha desistido recentemente de seus planos de criar a stablecoin Diem, ela ainda está interessada em criar tokens para uso no metaverso.

O Financial Times relata que a Meta está explorando um token em um aplicativo centralizado semelhante ao ROBUX, nativo do jogo Roblox. 

Citando memorandos da empresa e fontes anônimas, o FT também detalha planos potenciais para tokens sociais, tokens de reputação e moedas de criadores. 

A publicação alerta, no entanto, que as discussões ainda são precoces e “podem mudar ou ser abandonadas”.

O metaverso é uma versão imersiva da internet que incorpora realidade virtual e realidade aumentada.

Apesar de todo o entusiasmo relacionado ao setor, ainda não está claro como essa tecnologia se desenvolverá, ou mesmo se ela vai de fato se tornar amplamente popular, como as redes sociais tradicionais.

No momento, existem empresas tradicionais em soluções semi-descentralizadas trabalhando na construção de uma internet virtual imersiva.

Yat Siu, presidente executivo da editora de jogos e empresa de capital de risco Animoca Brands, disse ao Decrypt em outubro que o Meta representava uma “ameaça” ao metaverso aberto. 

“O Facebook está procurando construir um metaverso fechado, onde eles controlem os dados e os efeitos de rede que os dados derivam, então o que eles estão construindo é menos competição do que simplesmente antitético ao que somos.”

Essa crítica não impediu a Meta de avançar. O FT relata que a empresa está planejando um piloto para maio para um recurso de postagem NFT e diz que um documento interno mostra que está considerando monetizar os ativos baseados em blockchain com “taxas e/ou anúncios”. 

Ao que tudo indica, muitos elementos do metaverso exigirão uma moeda virtual, mas que não será o Diem. 

A Meta anunciou o projeto de stablecoin no verão de 2019, mas depois de sofrer vários contratempos – muitos deles regulatórios – encerrou o projeto. 

A empresa vendeu seus ativos restantes e propriedade intelectual para o banco Silvergate, focado em criptomoedas, no início deste ano.

Não é provável que o Meta tente novamente a criação de um cripto-ativo, relata o FT:

“Os funcionários agora estão tentando encontrar a maneira menos regulamentada de oferecer uma moeda digital, disseram duas pessoas, com um token digital que não seja baseado no blockchain surgindo como a opção mais atraente”.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados terão que diminuir radicalmente de tamanho graças ao Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile