Michael Saylor propõe empréstimos lastreados em bitcoin e a ideia é criticada

Michael Saylor propõe empréstimos lastreados em bitcoin e a ideia é criticada
Shutterstock

Durante um podcast com o autor Saifedean Ammous, Michael Saylor comentou sobre a sinergia entre as criptomoedas e as instituições financeiras tradicionais. O empresário propôs que os grandes bancos dos EUA, apoiados pelo governo, poderiam oferecer empréstimos em dólares para usuários que possuem bitcoin.

A abordagem, segundo o ex-CEO da MicroStrategy, permitiria que os detentores de BTC gerassem rendimentos e vivessem de suas criptomoedas sem precisar vendê-las. Além disso, eles se beneficiariam da valorização do bitcoin, enquanto assumem o risco de crédito de instituições como JPMorgan, Citi ou Bank of America.

Atualmente, a MicroStrategy é a maior detentora corporativa da criptomoeda primária, com uma reserva de 252.220 BTC.

Boa ideia?

Saifedean Ammous expressou ceticismo em relação à viabilidade de gerar rendimentos com bitcoin. Ele alertou que modelos de empréstimos semelhantes ao que Saylor propõe podem resultar em falências, como os casos da Celsius e BlockFi.

Para Ammous, a falta de um “credor de última instância” torna esses sistemas insustentáveis. Ele argumentou que as pessoas aprenderão rapidamente sobre os riscos envolvidos na alavancagem do bitcoin dessa maneira.

Ammous também destacou que o modelo da MicroStrategy pressupõe que o dólar permanecerá estável e confiável. No entanto, com as discussões sobre a desdolarização e o surgimento de sistemas de pagamento do BRICS, a supremacia da moeda norte-americana no sistema financeiro global pode estar em xeque, na visão do autor.

Para enfrentar essa lacuna no mercado de empréstimos, Caitlin Long, CEO do Custodia Bank, propôs que “empréstimos de bitcoin  com alavancagem de até 1:1 são aceitáveis. Empréstimos acima de 1:1 indicam que o credor está insolvente, por definição”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon setembro 26, 2024

BitMart Lidera a Nova Onda de Criptomoedas no TOKEN2049 Singapura

Escrito por João Victor
Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
icon setembro 25, 2024

Kraken adquire corretora de criptomoedas da Holanda

Escrito por João Victor
PayPal libera compra e venda de criptomoedas para clientes comerciais
icon setembro 26, 2024

PayPal libera compra e venda de criptomoedas para clientes comerciais

Escrito por Sabrina Coin