A gigante da tecnologia, Microsoft, lançou uma nova plataforma de identidade baseada na blockchain do bitcoin (BTC). A rede ION descentralizada DID, já está ativa pode ser usada para proteger o acesso a recursos, assinar e verificar credenciais sem depender de nomes de usuários e senhas.
A ION é uma tecnologia da camada 2 descentralizada para DID. Permite vericar a identidade de uma pessoa, o qualquer sujeito, sem depender de validadores confiáveis e de instituições centralizadas.
Isso mesmo, a plataforma da Microsoft não precisa de nomes de usuário, telefone de confirmação ou endereços de e-mail. “Os DIDs são de propriedade e controlados pela própria entidade (seja uma pessoa, dispositivo ou empresa) e existem independentemente de qualquer organização externa ou intermediário confiável. Sem DIDs, você não pode ter uma identidade descentralizada e interoperável vibrante e um ecossistema de aplicativos”, afirma a empresa.
Segundo a Microsoft, ION depende de um sistema de nó que ganha força conforme a quantidade de usuário aumenta. Além de ser um sistema aberto e sem permissão. “Implementamos um nó ION em nossa infraestrutura de produção e estamos trabalhando em conjunto com outras empresas e organizações para fazer isso também”.
A Microsoft afirma que “como o ION é um sistema aberto e sem permissão, qualquer pessoa pode executar um nó ION. Na verdade, quanto mais nós em operação, mais forte a rede se torna”.
A plataforma foi construída baseada na tecnologia blockchain do bitcoin. Contudo, a Microsoft afirma que a propriedade do DID é baseada nas chaves que gera localmente. Todas as operações ION são assinadas com essas chaves, então mesmo se utilizar o nó para ancorar operações DID ainda assim, o usuário estará sempre no controle exclusivo.
Microsoft quer incluir bitcoin como forma de pagamento
Por fim, recentemente a Microsfot está pensando em incluir o bitcoin como forma de pagamento. O intuito é diversificar seus métodos de pagamento. Contudo, não é a primeira vez que a gigante da tecnologia comenta sobre as criptomoedas.
A empresa está perguntando aos usuários “qual desses outros métodos de pagamentos você gostaria de usar no Xbox”. Contudo, a empresa pretende poupar os usuários de esperar a aprovação do pagamento no cartão de débito e crédito.