Ícone do site Criptonizando

Mike Novogratz diz que crise faz indústria parecer “um bando de idiotas”

Mike Novogratz, CEO da Galaxy Digital, diz que a recente queda acentuada do mercado de criptomoedas fez toda a indústria parecer “um bando de idiotas”. A entrada do chamado “inverno cripto” resultou no colapso do projeto Terra (LUNA) e nos pedidos de falência da Celsius e Voyager.

Esses assuntos foram falados por Novogratz nesta terça-feira (19) em entrevista do CEO para a Bloomberg. Além desses pontos levantados, os erros da Three Arrows Capital também foram mencionados.

Novogratz falou também que não quis dizer “eu avisei”, porém disse que a queda de 99,9% do token LUNA foi “bem transparente” e que “começou com uma série de eventos em cadeia”.

O engraçado e trágico da situação é que a Galaxy Digital chegou a investir no blockchain Terra em 2020. E também, além dessa situação, seu CEO possui uma tatuagem escrito “LUNA” em braço. Novogratz também se chamava de “lunático”, que era termo muito utilizado para descrever os fãs do token LUNA.

Em carta divulgada aos shareholders da Galaxy Digital, em maio, seu CEO falou que a tatuagem:

“servirá como um lembrete constante de que o investimento em capital de risco exige humildade.”

Porém, agora parece que Novogratz acredita que grande parte dos investidores deveriam ter adivinhado.

“As pessoas sabiam, se tivessem prestado atenção, a aposta que estavam fazendo. A aposta acabou não funcionando e se desfez muito rapidamente”

Nessa fala o executivo se refere ao colapso do LUNA e UST, acrescentando que:

”se existe uma lição aprendida foi que a indústria, muitos dos investidores de varejo tinham pouquíssimo conhecimento sobre gestão de risco”.

Ao falar sobre algumas empresas, como a credora de criptomoedas Celsius, e até a Voyager, ele afirmou que elas fizeram uma sobrealavancagem, o que resultou nos pedidos de recuperação judicial das mesmas.

“Isso é ganância. Isso é ignorância”, disse ele sobre as estratégias das infames empresas de empréstimo cripto.

Para Mike Novogratz Three Arrows Capital está no paredão

Continuando a entrevista, Novogratz culpou o Three Arrows Capital por grande parte dos problemas da indústria. A empresa de capital de risco deve uma soma de US$ 3,5 bilhões a seus credores, de acordo com documentos do tribunal.

“A situação do Three Arrows Capital, que veremos se foi legítima ou se houve fraude, realmente começou essa onda de prejuízos de crédito”

Em seu posicionamento, os prejuízos causaram “enormes danos à confiança no setor [cripto], à infraestrutura do setor” e assustou investidores do mercado de criptomeodas.

“É frustrante demais pois, às vezes, toda a indústria parece um bando de idiotas”

LEIA MAIS: Itaú planeja criar corretora de Bitcoin (BTC)

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile