O Litecoin foi visto durante anos como uma das mais importantes criptomoedas do mercado. A altcoin chegou a ser classificada como a prata digital do meio blockchain.
Mas alguma coisa mudou, pois o LTC não conseguiu se manter entre as principais moedas por capitalização. Olhando a situação do criptoativo, Mike Novogratz, fundador do Galaxy Digital, não poupou espaço para críticas.
Durante uma entrevista que concedeu à CNBC, Novogratz foi questionado sobre os ativos digitais “tradicionais”. O bilionário apontou que o LTC não possui um envolvimento forte com a comunidade.
Além disso, Novogratz vê o Litecoin com uma fraca inovação tecnológica.
Joe Kernen, apresentador do programa, então perguntou a Novogratz o que deveria estar no lugar da altcoin. De acordo com o empresário, Terra (LUNA) e Solana (SOL) são uma boa opção. Afinal, ambos os projetos possuem um forte interesse da comunidade.
Outro ponto a ser observado é que as duas altcoins contam com desenvolvimento inovadores na área dos contratos inteligentes.
A grande queda do Litecoin
No início de 2021, o Litecoin ainda tinha espaço no mercado. A altcoin estava no quarto lugar por capitalização. Solana e Terra? Eram altcoins desconhecidas por muitos investidores.
Enquanto a SOL ocupava a 112º colocação, a LUNA era negociada na 62º, segundo os dados do CoinMarketCap.
O jogo virou para ambas altcoins. O LTC, no momento da escrita do artigo, está lutando para se manter entre os 20 principais ativos. Já a Solana e Terra se mantêm no top 10, na quinta e nona colocação, respectivamente.
A ascensão dos blockchains games e crescimento contínuo do DeFi fizeram com que plataformas de contratos inteligentes ganhassem destaque. Por ser uma altcoin de primeira geração, o LTC não entra nessa lista.
Conforme observado nos últimos anos, o único trunfo do Litecoin é suas transações rápidas e de baixas taxas. Contudo, diversas altcoins já entregam isso e com muito mais valor, como é o caso da Solana e da Terra.
A grande expectativa para o LTC em 2021 era o lançamento da integração de privacidade, MimbleWimble, em sua rede. Mas essa integração não está pronta para ser lançada.
Na atualização apresentada pelo desenvolvedor David Burkett, em 3 de dezembro de 2021, foi observado que o projeto continua no estágio de correção de bugs.
Não se preocupe! O LTC não está morto
Apesar de o preço do LTC não corresponder ao boom do mercado em 2021, suas atividades on-chain não decepcionam. O recente relatório da Kraken apontou que houve um aumento constante no número de endereços ativos exclusivos.
Em 10 de outubro, esse número chegou a um máximo histórico de 606.703. Isso pode ser um indicador de interesse no hold da prata digital.
LEIA MAIS: É o momento do LINK? Token se recupera, mas essas duas condições podem o fazer subir ainda mais