Um minerador de Bitcoin encontrou sozinho um bloco da criptomoeda. Como consequência, ele recebeu 3,275 BTC, avaliados em mais de R$ 1 milhão. O bloco foi encontrado utilizando o pool de mineração CkPool.
Con Kolivas, da CkPoll, parabenizou o minerador pelo bloco encontrado. Conforme relatado, este é o bloco de número 291º encontrado por um minerador solo da CkPool.
“Parabéns ao minerador 36AisvWi1UiwLTeTZxLzindAkorqeUc3tT por resolver o 291º bloco solo em solo.ckpool.org! Este minerador robusto com 38PH resolveria um bloco em média uma vez a cada ~4 meses.”
O bloco encontrado pelo minerador é o de número 858.978 e contou com 2.391 transações.
Mineração solo
A mineração de Bitcoin é uma atividade altamente competitiva. Os mineradores estão na prática competindo uns com os outros para encontrar a resolução dos blocos da rede.
Devido a alta dificuldade da atividade, os mineradores normalmente se organizam em pools mineração e compartilham o trabalho e as recompensas da atividade. Na prática, os pools concentram o poder de computação de vários mineradores para encontrar a resolução dos blocos.
Quando um bloco é encontrado pelo pool, as recompensas são distribuídas proporcionalmente para os mineradores. No entanto, há também a possibilidade de que o minerador encontre um bloco minerando sozinho.
A probabilidade de um minerador encontrar um bloco é proporcional ao seu hashrate em relação a toda a rede. A chance de um minerador pequeno encontrar um bloco solo é semelhante a de um jogo de loteria com um alto prêmio.
Não à toa, a mineração solo também é conhecida como “loteria descentralizada”. Existem até mesmo pequenos dispositivos de hardware que mineram solo em pequena escala.
Eventualmente, pequenos mineradores encontram blocos na rede Bitcoin. Quando isto ocorre, eles são recompensados com as moedas emitidas, bem como pelas taxas de transação pagas pelos usuários. Atualmente, 3,125 moedas são emitidas a cada bloco minerado.