Ícone do site Criptonizando

Mineradora migra 38 mil placas de vídeo para IA

Mineração de Bitcoin

Mineração de Bitcoin

A Hive Blockchain, uma das principais mineradoras de Bitcoin e criptomoedas do mundo, está fazendo uma grande mudança em sua operação. A empresa vai migrar cerca de 38 mil placas de vídeo utilizadas para minerar criptomoedas para fornecer serviços para empresas de Inteligência Artificial, setor que também necessita de grande poder computacional.

A Hive Blockchain utilizava estes equipamentos anteriormente para minerar Ethereum (ETH). Mas quando a rede migrou para o mecanismo de Proof of Stake (PoS), eliminando a mineração, os equipamentos foram utilizados para minerar outras criptomoedas.

Aydin Kilic, CEO da Hive, comentou sobre a mudança:

“IA é uma tecnologia emergente que está crescendo extremamente rápido. Temos uma frota de 38.000 placas de vídeo da NVIDIA que compramos há alguns anos, usadas para minerar Ethereum”.

É importante destacar que grandes mineradoras normalmente não utilizam placas de vídeo para minerar Bitcoin, visto que é mais eficiente utilizar ASICs para extrair a criptomoeda. Dessa forma, a empresa seguirá com suas operações de Bitcoin.

Mudança para IA

A mudança para o setor de IA ocorreu durante a divulgação anual de lucros, na sexta-feira (30). Conforme relatado, os equipamentos serão alugados para empresas de IA, que necessitam de muita computação para funcionar.

Este pode ser um marco para os mineradores de criptomoedas, especialmente após o fim da mineração no Ethereum. Agora, uma nova fonte de renda está disponível para as mineradoras que trabalham com placas de vídeo.

O avanço das IAs também está impulsionando os fabricantes de hardware. As ações da Nvidia saltaram mais de 200% no último ano após o lançamento de uma série de produtos voltados para a IA.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile