Ícone do site Criptonizando

Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração

mineração-bitcoin-riot-blockchain

A mineradora verde de Bitcoin (BTC) Vepene Energy anunciou que levantou US$ 4,3 milhões em uma rodada de financiamento liderada pela Polychain Capital. 

De acordo com o site da empresa, a startup converte gás metano de aterros sanitários em eletricidade, que é utilizada na mineração de bitcoin

A Vespene basicamente instala data centers no local movidos por microturbinas, obtendo energia do metano dos aterros sanitários municipais.

Ele dá aos proprietários de aterros a capacidade de monetizar o metano, “reduzindo a queima de rotina e os custos de manutenção”, diz o resumo do produto da Vespene. 

O fundador e CEO da Polychain Capital, Olaf Carlson-Wee, disse na terça-feira que acredita que a adoção contínua do bitcoin se beneficiará de soluções como o produto da mineradora.

“Estamos empolgados em fazer parceria com a Vespene enquanto eles criam uma solução criativa para usar a mineração para eliminar uma potente fonte de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que tornam seu mix de energia mais verde”, disse o fundador da Polychain Capital em comunicado. 

A rodada de arrecadação de fundos da Vespene Energy ocorre em um momento em que há muita atenção negativa focada no mecanismo de consenso de Prova de Trabalho do Bitcoin em alguns estados, como Nova York.

Embora muitos acreditem que grande parte da atenção negativa é equivocada, várias empresas estão ajudando o setor alimentando instalações de mineração de bitcoin com operações limpas. 

De fato, no final de maio, o CEO da Geneious e analista de ESG, Daniel Batten, publicou um relatório que mostra que a mineração de bitcoin pode ajudar muito o meio ambiente. 

O estudo de Batten destaca ainda que a mineração de bitcoin é possivelmente a melhor maneira de reduzir o metano e pode eliminar as emissões de carbono do mundo em 5,32%.

Além da empresa de mitigação de gás de queima Vespene Energy, também existem companhias como Crusoe Energy, Greenidge Generation, Upstream Data e EZ Blockchain transformando as emissões de gás de queima em BTC.

A Crusoe garantiu US$ 505 milhões em capital em abril de 2022, e gigantes do gás como Exxon Mobil, Equinor e Conocophillips estão trabalhando com soluções com gás para a mineração.

A Compass Mining também lançou um vídeo documentário centrado no assunto da mineração de bitcoin e seu relacionamento com a indústria de petróleo e gás em Wyoming. 

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) afirmou que os aterros sanitários dos Estados Unidos respondem por 15% das emissões de metano, mas estudos mostram que os números podem ser muito maiores. 

De acordo com o site da empresa, a tecnologia da Vespene reduz as emissões de metano, VOCs, CO2 e NOX.

“Nosso objetivo é mitigar uma importante fonte de emissões de gases de efeito estufa e ajudar a impulsionar a transição para um futuro de energia renovável usando a mineração de Bitcoin para transformar fluxos de metano de aterros sanitários em fluxos de receita para nossos clientes”, disse Adam Wright, cofundador e CEO da Vespene.

“Como nossos sites não exigem conexão com a rede ou construção de dutos, podemos transformar rapidamente o metano de aterro sanitário prejudicial e desperdiçado em uma fonte de energia limpa para mineração de Bitcoin com carbono negativo.”

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile