De acordo com Nic Carter, sócio-fundador da Castle Island Ventures, atualmente, a energia renovável é responsável por uma parte considerável do processo de mineração do Bitcoin.
“O Bitcoin é absolutamente uma indústria que consome muita energia”, disse Carter em entrevista. “Precisávamos encontrar uma maneira de emitir as unidades de forma justa, então, para criar uma unidade de Bitcoin, os mineiros precisam queimar um pouco de energia.”, continuou.
Carter ainda comentou durante a entrevista sobre as inúmeras mineradoras chinesas que usam a energia gerada pelo carvão para abastecer suas operações. Porém, a situação no país é muito mais sutil devido à diversificada estrutura de fontes de fornecimento de energia existentes no mesmo.
“Na China, alguns Bitcoins são extraídos com carvão na província de Shanxi e na Mongólia Interior, mas… na província de Sichuan e na província de Yunnan, nesses lugares, há muita energia hidrelétrica” que é usada para a mineração, disse Carter.
Energia renovável vs Energia não renovável
De acordo com Carter, o Cambridge Center for Alternative Finance levantou algumas estimativas sobre a parcela de mineração utilizada em energia renovável e não renovável. Neste estudo, eles descobriram que a quota de energia renovável utilizada cerca a margem de 39%.
Outro estudo, desta vez realizado pela Benchmarking Global de Criptoassets em setembro de 2020 reafirmou que a média de 39% da mineração é alimentada por energia renovável, sobretudo, a energia hidrelétrica.
Tudo o processo consome energia
A verdade é apenas uma: para minerar Bitcoin é necessário a internet. Então temos aqui uma situação de arbitragem geográfica interessante, onde a criptomoeda é uma compradora de energia naqueles lugares onde poderia ser reduzida de outra forma. Onde a energia pode ser abundante, mas não há comprador para ela.
Esse foi o caso acontecido nas províncias do sul da China, onde havia muita energia hidrelétrica, porém o país não fez um bom trabalho na construção da infraestrutura para transportá-la para os centros populacionais.
Conforme já sabemos, o aumento do preço da criptomoeda tem sido algo muito favorável para os minerados. O fato, provavelmente, irá estimulá-los a intensificar seus esforços ainda mais na problemática da energia renovável.