Ícone do site Criptonizando

Mineradores de Bitcoin Cash efetuam ‘Ataque de 51%’ para defender rede de tentativa de roubo

ataque 51 bitcoin cash

Duas pools de mineração mineração de Bitcoin Cash (BCH) realizaram recentemente o que é conhecido como um ataque de 51% na rede blockchain.

O movimento foi realizado a fim de impedir que um minerador desconhecido roubasse moedas que ele não deveriam para ter acesso na sequência da alteração do código.

Naquele dia (15 de maio), um invasor aproveitou-se de um bug no sistema, que foi posteriormente corrigido em uma atualização.

No contexto de criptomoedas, um ataque de 51% ocorre quando alguém controla a maioria do poder de mineração em uma rede de blockchain. Isso significa poder reverter transações e impedir que outros usuários minerem.

O ‘ataque de 51%’ é um tema bastante controverso no meio e, mesmo que nesse caso específico ele tenha sido utilizado para proteger a comunidade, nem sempre a intenção é essa.

O desenvolvedor de Bitcoin Cash Kiarahpromises é um crítico do método e deu sua opinião em 17 de maio:

“Coordenar uma operação para reverter as transações . Este é um ataque de 51%. É o pior ataque possível. Está escrito no whitepaper. É feito apenas quando conveniente?

No entanto, alguns usuários do Bitcoin Cash argumentam que essa era a coisa certa a fazer.

“Esta é uma situação muito infeliz, mas prova que os mineradores estão atentos. Pelo que ouvi, fizeram isso porque consideraram que uma transação dentro da rede era inválida ”, respondeu Jonathan Silverblood, ativo partidário do Bitcoin Cash.

Os detalhes internos do ataque das pools de mineração são muito complicados. Resumidamente, quando o hacker desconhecido tentou pegar as moedas. A BTC.top e o BTC.com, as maiores pools de mineração da rede, entraram em ação para reverter essas transações.

“Quando o minerador desconhecido tentou tomar as moedas, [BTC.top e BTC.com] eles vieram e imediatamente decidiram reorganizar e remover essas transações. ”, disse Swann, apresentador do bitcoin podcast Guy Swann, no seu Twitter.

Ainda assim, muitos pensam que isso é um mau sinal para o bitcoin cash, argumentando que o evento demonstra que a criptomoeda é muito centralizada.

A Centralização é uma preocupação compartilhada entre toda a comunidade de criptomoedas. Por exemplo, metade do poder de hashing atual do bitcoin é dividido entre apenas três pools de mineração, de acordo com o site de estatísticas Blockchain.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile