Mineradores estão migrando para Inteligência Artificial, aponta JPMorgan

Mineradoras de Bitcoin

À medida que as empresas de mineração de criptomoedas expandem rapidamente a infraestrutura antes do halving de 2024 do Bitcoin, a indústria também está se ramificando em outro crescente frenesi tecnológico, a inteligência artificial.

Um relatório do JP Morgan na quinta-feira explicou como as empresas de mineração estão agora redirecionando sua infraestrutura para fornecer serviços de computação de alto desempenho.

Liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, os analistas escreveram que as mineradoras estão financiando parcialmente sua mudança para a IA vendendo o BTC obtido de seus negócios.

Uma mineradora que está fazendo a transição é a empresa Applied Digital, com sede no Texas, que assinou um contrato de US$ 460 milhões para hospedar computação em nuvem em seu data center. 

“À medida que a indústria de IA continua a crescer em níveis sem precedentes, continuamos a ver uma demanda extraordinária por nosso novo serviço de nuvem como resultado”, escreveu a empresa em um comunicado.

A mineradora Iris Energy, com sede na Colúmbia Britânica, também reviveu os planos de hospedar serviços de HPC (Computação de Alto Desempenho), devido ao seu acesso a energia renovável barata e grande capacidade de processamento. 

“Recentes discussões com participantes do mercado validaram ainda mais este trabalho anterior e que pode ser o momento certo para expandir para este setor, utilizando os quatro locais de operação existentes da Iris Energy”, disse a empresa em junho.

No entanto, não são apenas os mineradores de Bitcoin que estão migrando para a IA. Os ex-mineradores de Ethereum que ficaram parados após a atualização da fusão da rede em setembro podem agora ter um novo propósito no setor em ascensão.

“Com o rápido crescimento da IA, o aumento da demanda por HPC agora está abrindo um caminho novo e talvez mais lucrativo para a utilização de GPUs usadas anteriormente para mineração Ethereum”, disse JP Morgan.

Os analistas afirmam que vários mineradores já realizaram testes beta para oferecer serviços de HPC usando pequenas porções de sua frota de computadores. Atualmente, cada máquina parece ser muito mais lucrativa por unidade de consumo de energia do que seria da mineração de bitcoin.

“Se a lucratividade relatada nos testes beta puder ser repetida em larga escala, isso ofuscaria no futuro as receitas provenientes da mineração de bitcoin no momento”, acrescentaram analistas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 16, 2025

Ethena sobe 16,5% e mira US$ 1

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

USDT bate recorde de oferta e deve crescer 600% até 2030

Escrito por Thiago Barboza