Ícone do site Criptonizando

Minerar bitcoin pelo celular: é possível?

Se você acompanha o mercado de criptomoedas, já deve ter se deparado com o conceito de mineração, onde máquinas potentes são colocadas para proteger redes baseadas em Proof of Work (PoW). Mas afinal, é possível minerar bitcoin ou outros criptoativos pelo celular?

A mineração de criptomoedas é uma atividade fundamental para redes blockchain baseadas em PoW. Os mineradores direcionam poder de processamento para encontrar os blocos de transação, e como recompensa recebem as novas moedas geradas e as taxas de transação pagas pelos usuários. 

O gasto energético da atividade é responsável por criar incentivos econômicos que fazem com que os participantes da rede tenham um comportamento honesto.

É possível minerar no celular?

Sim, é possível minerar bitcoin e criptomoedas pelo celular. Na verdade, qualquer dispositivo com um processador e acesso a internet pode ser configurado para participar do processo de mineração.

Em especial, existem softwares adaptados para permitir que dispositivos móveis minerem bitcoins ou outros criptoativos facilmente. O processo é de maneira geral bastante parecido com a mineração em CPUs ou ASICs. Basta baixar o software necessário, configurar a pool de mineração e começar a atividade em poucos passos. 

Minerar bitcoin no celular  lucrativo?

A mineração se tornou nos últimos anos uma atividade extremamente competitiva, realizada principalmente por grandes empresas de capital aberto. Por conta disso, a mineração não é uma atividade lucrativa quando realizada de maneira amadora.

Leia mais: Mineradora Core Scientific levanta US$ 500 milhões de BlackRock e investidores

Inclusive, os custos de eletricidade e equipamento podem exceder os ganhos da mineração, fazendo com que a atividade efetivamente dê prejuízo.

A mineração em celulares só será lucrativa caso a fonte de energia utilizada tenha custo próximo a zero. Então se você não possui uma fonte de energia gratuita, não será recompensada a atividade. 

Em última análise, será mais lucrativo comprar o próprio bitcoin em alguma exchange ou vendedor P2P com o valor gasto com a energia da mineração. 

Por outro lado, a mineração é uma forma de conseguir bitcoins ‘mais privados’, na qual a origem é conhecida apenas pelo seu respectivo dono.

Mas afinal, quanto é possível ganhar minerando com o celular? Apenas alguns centavos por dia. Sim, um valor bastante baixo. No entanto, é importante destacar que o valor desses criptoativos podem crescer ao longo dos anos. 

Muitos dos primeiros mineradores do bitcoin não recebiam nenhum valor quando o criptoativo valia próximo a zero. No entanto, estes ativos minerados se transformaram em verdadeiros tesouros digitais ao longo do tempo.

Dessa forma, a mineração pode sim ser uma atividade lucrativa no longo prazo, mesmo que a margem seja baixa.

Como minerar bitcoin no celular?

O canal Denny Torres realizou um tutorial passo a passo de como minerar Monero (XMR), uma criptomoeda focada em privacidade direto do seu celular em poucos passos.

Como demonstrado, o aparelho utilizado é capaz de gerar cerca de US$ 0,12 de XMR por dia de mineração. A taxa de hash do dispositivo foi de cerca de 380 H/s, um valor bastante baixo se comparado aos dispositivos dedicados à mineração. 

O Monero é uma criptomoeda focada em privacidade, que diferente do Bitcoin, não permite o rastreamento de transações onchain.

A mineração de XMR pode ser ideal para quem não possui placas de vídeo ou ASICs. O algoritmo de PoW do Monero é ligeiramente diferente do Bitcoin e favorece processadores ao invés de placas gráficas.

Como calcular os rendimentos da mineração?

Você pode calcular quanto uma operação de mineração vai gerar por dia por meio da calculadora de lucros da Nice Hash. Basta escolher qual dispositivo você vai utilizar para minerar, seja ele uma placa de vídeo, processador ou ASIC.

Após isso, basta adicionar o custo de energia e pronto, uma estimativa do lucro diário será fornecido.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile