Ícone do site Criptonizando

Ministério Público Federal começa a investigar a Minerwolrd

pirâmide world way capital golpe bitcoin

Uma decisão do Ministério Publico Federal afirmou que  a própria entidade começou a investigar as atividades da Minerworld e de todos os envolvidos no processo.

O processo, que corre em segredo de justiça e que o Cointelegraph teve acesso, foi assinado pelo Subprocurador-Geral da República da 2º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho. O documento diz que:

“De acordo com os elementos coligidos nos autos, verifica-se que a empresa investigada ostenta, a princípio, características de pirâmide financeira, que se utiliza da notoriedade que a criptomoeda Bitcoin atualmente ostenta, para atrair investidores em busca de retorno financeiro desproporcional ao praticado habitualmente pelo mercado financeiro. Contudo, também há informações que a empresa investigada teria captado capital de terceiros com o objetivo de minerar a referida criptomoeda e, ao revés disso, teria lançado outra criptomoeda falsa na Suíça, havendo indícios do cometimento do crime de Evasão de divisas (Lei nº 7.492/86, art. 22)”

Em seguida, o relator do documento ainda detalhou que:

“apenas com o aprofundamento das investigações é que se poderá ter a exata dimensão dos fatos, do funcionamento das operações e os eventuais delitos perpetrados pelos representantes da empresa noticiada”

Para seguir as persecuções penais do processo, o procurador afirmou que:

“a designação de outro membro do Ministério Público Federal para prosseguir na persecução penal (…) Remetam-se os autos ao Procurador-Chefe da PR/RJ, para as providências pertinentes, cientificando-se o Procurador da República”



A Minerworld teve inicio em 2014 e é considerado um dos maiores golpes, no Brasil, usando a criptomoeda Bitcoin. O suposto golpe prometia rendimentos acima de 100% do valor investido e afirmava fazer mineração da criptomoeda no Paraguai. A Minerworld tem sido investigada desde 2017 e a não homologação do caso significa que eles ainda serão investigados, só que agora pelo Ministério Publico Federal.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile