Ministério Público recebe curso sobre combate a lavagem de dinheiro com criptomoedas

O Ministério Público do Estado da Bahia recebeu um curso voltado para o combate de crimes envolvendo criptomoedas, como o Bitcoin (BTC), informou o site do Ministério.

Ainda há pouco conhecimento por parte das autoridades a respeito dessa nova tecnologia, por isso a importância de uma iniciativa como esta, que aconteceu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) em Salvador, Bahia.

O curso aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, e foi ministrado pelo delegado José Mariano Araújo Filho, que é especialista em investigação de cibercrimes e segurança, inteligência e tecnologia da informação.

O palestrante trouxe dados importantes a respeito do assunto e afirmou que as criptomoedas ainda são um “assunto tormentoso”.

“Não há órgãos regulamentadores ou intervenientes, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários, que regulam o Real”, destacou.

“Se não há controle, o rastreamento dos valores se torna mais difícil, facilitando as transações de lavagem de dinheiro.”

Criar mecanismos legais que abarquem as transações globais realizadas de controle é o primeiro desafio enfrentado pelas autoridades da segurança pública na investigação dos crimes envolvendo criptomoedas, de acordo com o delegado.

“A solução encontrada foi a criação de uma comissão de cibercrime, em Budapeste, que criou normas a serem seguidas pelos países signatários tipificando algumas condutas como crimes cibernéticos”, afirmou.

Depois disso, é preciso encontrar as ferramentas necessárias para o enfrentamento dos delitos financeiros mais graves, e que, para isso, é preciso que o Estado esteja “muito bem treinado e preparado”.

Ele ainda disse que a legislação possui “muitas lacunas, que vem sendo vencidas caso a caso”, e que a cada dia há novos desafios nesse campo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 19, 2025

Bitcoin: Jack Dorsey gera polêmica ao propor mudança de sats para bits

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza