Mod para RTX 3090 vai tornar mineração em placa de vídeo mais eficiente

Um pesquisador de hardware e jogos eletrônicos para PC encontrou uma forma para tornar a placa de vídeo Nvidia RTX 3090, uma das mais potentes do mercado, mais eficiente, o que deve beneficiar a mineração de cripto-ativos

Em Chemnitz, na Alemanha, Igor Wallossek, descobriu recentemente uma maneira de reduzir o consumo de energia da RTX 3090.

Um relatório para a WCCF Tech, o entusiasta explica por que isso é um avanço para o mercado:

“A placa de vídeo GeForce RTX 3090 Ti da NVIDIA é sem dúvida a placa de vídeo que mais consome energia já lançada, consumindo mais de 500 Watts de energia e exigindo soluções de refrigeração de GPU incrivelmente massivas para manter o calor sob controle.”

A diminuição no consumo de energia certamente é uma boa alternativa para os mineradores domésticos de bitcoin e cripto-ativos, uma vez que a atividade exige muito gasto energético.

Atualmente, os cripto-ativos que utilizam o mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (PoW) incluem Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), e outros.

A RTX 3090 possui um TGP (potência gráfica total) de 450W. 

Essa é a quantidade de energia que o subsistema gráfico precisa para executar o chip e evitar que ele superaqueça. 

A WCCF Tech afirma que a maioria dos modelos personalizados rodam mais perto de 500W. 

Mas a Igor Labs encontrou uma maneira de limitar o consumo de energia a 300W – uma queda de 37% em sua classificação TGP – sem perder muito desempenho em jogos.

Isso gera uma quantidade apreciável de economia de custos de eletricidade para os cálculos da GPU Nvidia e o custo “insanamente maciço” de resfriar o RTX 3090. 

As unidades de processamento gráfico são ideais para resolver os problemas do algoritmo de hash SHA-256 que desempenham um papel fundamental na elaborada arquitetura computacional e econômica de criptomoedas de Prova de Trabalho como Bitcoin.

Enquanto o RTX 3090 é um minerador poderoso com um hashrate com clock de 135 MH/s na implementação do Dagger Hashimoto para mineração Ethereum, o WePC recomendou uma solução mais eficiente em termos de energia.

A modificação de Igor para limitar o uso de eletricidade da placa Nvidia pode aumentar o RTX 3090 nas tabelas de classificação de mineração de GPU.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Artista explica sumiço de bolas do Touro do Bitcoin e comunidade reage

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 10, 2025

Ethereum livre! Pesquisador polêmico sai da prisão após afrontar os EUA

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 8, 2025

Bitcoins hoje: especialistas revelam até onde o preço pode despencar

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 7, 2025

Blockchain e IA: uma integração vital para economias autônomas seguras e transparentes

Escrito por Thiago Barboza