Ícone do site Criptonizando

Mod para RTX 3090 vai tornar mineração em placa de vídeo mais eficiente

2020-mineração-minerar-criptomoedas-bitcoin-criptoativo-moedas-digitais

Um pesquisador de hardware e jogos eletrônicos para PC encontrou uma forma para tornar a placa de vídeo Nvidia RTX 3090, uma das mais potentes do mercado, mais eficiente, o que deve beneficiar a mineração de cripto-ativos

Em Chemnitz, na Alemanha, Igor Wallossek, descobriu recentemente uma maneira de reduzir o consumo de energia da RTX 3090.

Um relatório para a WCCF Tech, o entusiasta explica por que isso é um avanço para o mercado:

“A placa de vídeo GeForce RTX 3090 Ti da NVIDIA é sem dúvida a placa de vídeo que mais consome energia já lançada, consumindo mais de 500 Watts de energia e exigindo soluções de refrigeração de GPU incrivelmente massivas para manter o calor sob controle.”

A diminuição no consumo de energia certamente é uma boa alternativa para os mineradores domésticos de bitcoin e cripto-ativos, uma vez que a atividade exige muito gasto energético.

Atualmente, os cripto-ativos que utilizam o mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (PoW) incluem Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), e outros.

A RTX 3090 possui um TGP (potência gráfica total) de 450W. 

Essa é a quantidade de energia que o subsistema gráfico precisa para executar o chip e evitar que ele superaqueça. 

A WCCF Tech afirma que a maioria dos modelos personalizados rodam mais perto de 500W. 

Mas a Igor Labs encontrou uma maneira de limitar o consumo de energia a 300W – uma queda de 37% em sua classificação TGP – sem perder muito desempenho em jogos.

Isso gera uma quantidade apreciável de economia de custos de eletricidade para os cálculos da GPU Nvidia e o custo “insanamente maciço” de resfriar o RTX 3090. 

As unidades de processamento gráfico são ideais para resolver os problemas do algoritmo de hash SHA-256 que desempenham um papel fundamental na elaborada arquitetura computacional e econômica de criptomoedas de Prova de Trabalho como Bitcoin.

Enquanto o RTX 3090 é um minerador poderoso com um hashrate com clock de 135 MH/s na implementação do Dagger Hashimoto para mineração Ethereum, o WePC recomendou uma solução mais eficiente em termos de energia.

A modificação de Igor para limitar o uso de eletricidade da placa Nvidia pode aumentar o RTX 3090 nas tabelas de classificação de mineração de GPU.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Artista explica sumiço de bolas do Touro do Bitcoin e comunidade reage

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile